Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pilates para Idosos

Sua vidamais AZUL

21NOV

Os benefícios do Pilates para idosos

Sabemos que nosso corpo, ao longo dos anos, vai perdendo a força e o vigor da juventude. Os músculos e os ossos tendem a enfraquecer naturalmente ou por conta de doenças, como a osteoporose. Nosso sistema sensorial também nos trai após os 50, ficando menos aguçado e causando problemas de equilíbrio, por exemplo. Para evitar que o idoso seja surpreendido por esses e outros problemas, recomenda-se a prática de exercícios regulares, e esta é uma ótima oportunidade para conhecer uma nova atividade como o Pilates, conjunto de exercícios que fortalecem a musculatura e causam baixo impacto nas articulações.

Desenvolvido nos primeiros decênios do século XX pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (por isso o nome), as técnicas foram inspiradas em movimentos do yoga, das artes marciais e até mesmo em estudos sobre o movimento dos animais. O método trabalha o corpo como um todo e obedece a seis princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração. Na associação entre eles é possível realizar diversos exercícios que fortalecem a musculatura sem causar grandes impactos como os exercícios de academia.

Dentre os benefícios podemos citar o aumento da força, maior controle muscular, melhora da capacidade respiratória e aumento da flexibilidade. A integração do corpo com a mente auxilia também o equilíbrio corporal e corrige a postura, diminuindo os efeitos da osteoporose e aliviando dores musculares. Por estimular a mineralização dos ossos, o Pilates é indicado também para portadores de artrose, artrite reumatoide e outras doenças que causam a degeneração das vértebras e discos da coluna.

Para aqueles que estão na melhor idade, a prática contínua do Pilates proporciona maior conhecimento do seu corpo e, consequentemente, dá mais confiança e disposição para realizar tarefas cotidianas. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os idosos que praticam atividade física moderada podem reduzir o risco de morte por problemas cardíacos de 20 a 25%. O Pilates respeita os limites do corpo para evitar lesões e desgaste físico; a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação. Para evitar problemas, no entanto, os exercícios devem ser passados por um instrutor profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário