Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 8 de agosto de 2013


A GNOSE MODERNA E O SUPER-HOMEM
A gnose é um dos elementos de maior difusão na cultura herética da civilização ocidental. Desde a época do Antigo Testamento, seitas gnósticas procuravam distorcer o sentido dos livros do Pentateuco e dos profetas. Com o advento do Cristianismo – vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo – o número de Igrejas que professavam a fé Cristã logo se disseminou durante todo o primeiro século dessa era. A caritas, fundamento de toda revelação em Cristo, passaria a pôr um sentido novo para a existência social das comunidades espalhadas por todo o Império Romano. No território imperial, a prática da vida Cristã seria abalada por inúmeras perseguições e rivalidades de toda ordem.
A par disso, a proliferação de inúmeras Igrejas – tal como expõem as Epístolas Paulinas e o livro de Atos dos Apóstolos – foi acompanhada por um crescimento vertiginoso de seitas heréticas e gnósticas, que tinham por hábito distorcer e negar as palavras sagradas do Evangelho. Logo, o gnosticismo alcançaria um status surpreendente, em grande parte devido às heranças pitagóricas e paganistas.
Segundo a palavra de Deus, a verdade se distingue do erro e da mentira no entendimento humano, conforme a ação do Espírito Santo nos homens, que os capacita para o conhecimento da Verdade em Cristo, de acordo com que nos diz Paulo em 1.ª Co. 1: 5, “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento”.
Ocorre que, procurando distorcer o entendimento do plano espiritual por obra do Espírito Santo, falsos mestres se difundiram em Igrejas Cristãs no início do Cristianismo, como atesta o próprio Apóstolo na primeira Carta a Timóteo, capítulo 1.
Dentre os falsos mestres, muitos praticavam o gnosticismo.
Gnosticismo pode ser entendido, inicialmente, como sendo uma angústia diante dos mistérios desconhecidos acerca do significado da existência. Conforme a Palavra Sagrada, tais mistérios não são revelados “in totum” para o homem (1.ª Co. 2: 7-8). Porém, a angústia gnóstica levou o homem a negar a Sagrada Escritura e buscar o conhecimento por si, através de práticas iniciáticas e ocultas. Diferentemente das civilizações cujo centro são revelações sobrenaturais no plano histórico (elementos esotéricos unidos à elementos exotéricos), o gnosticismo partiu para a via negativista. Nas civilizações onde o ponto de partida são religiões, a prática religiosa é aberta para a totalidade social. No gnosticismo, o mundo e o outro são encarados como estranhos. O mundo é como se fosse uma cadeia, da qual cada praticante precisa livrar-se. Daí a volta para uma existência separada da vida social e do mundo.
Como a gnose fazia o praticante recorrer a uma revelação individual para responder suas próprias dúvidas existenciais e angustiantes, logo ela passaria a ser um recurso para aqueles que buscavam superar suas angústias acerca dos mistérios. Resultado: a busca se voltou para respostas concebidas pelo deus escolhido, estranho, que não fundamenta o outro, mas apenas o próprio curioso. Então, como o mundo é estranho e não fornece salvação, o gnóstico recorreu à uma salvação própria, individual, como se o próprio praticante tivesse poder para salvar-se a si mesmo e estabelecer sua auto-revelação.
O gnosticismo levou a um estado de fato no qual o próprio homem seria capaz de realizar sua incorruptibilidade no plano imanente e, assim, invocar uma saída escatológica na estrutura do próprio tempo, sem dependência alguma da eternidade. O gnosticismo levou à certeza de um apocalipse individual promovido pelo próprio homem, que agora é juiz de si mesmo.
A gnose, assim, implicou no domínio total por parte do homem acerca do significado de sua própria existência, fazendo dele juiz de sua própria vida. À luz do cristianismo, segundo demonstra Voegelin, a gnose apareceu como “um esforço para obter um domínio sobre nosso conhecimento da transcendência maior do que o propiciado pela (...) cognição da fé” (Nova Ciência da Política, p. 95).
Assim, o gnosticismo seria a porta de entrada para um conhecimento que colocaria Deus não como aquele que revela, mas como alguém que está dentro da própria constituição da inteligência do gnóstico, tornando-o apto ao conhecimento pleno da verdade.
Dessa forma, o gnosticismo fez com que a estrutura de dependência e fundamentação do plano imanente com relação ao plano transcendente caísse por terra, sendo o plano material concreto o bastante para satisfazer a angústia gnóstica: e esse foi o sentido que informou grande parte do pensamento filosófico da modernidade e que deu origem à gnose moderna.
Diferentemente da antiga, a gnose moderna é assumidamente materialista e baseada na auto-redenção do homem a partir da superação de sua ignorância e realização de sua salvação por seu conhecimento racional. A razão humana, aí, é elevada ao condão de salvadora dos eleitos, aqueles iniciados nos rituais gnósticos da iluminação racional. O gnosticismo, enquanto racionalismo sectarista, daria base tanto ao iluminismo quanto ao idealismo, dos quais surgiram filosofias totalitárias e materialistas da história como o marxismo e o positivismo.
A gnose moderna, então, não seria mais o recurso ao deus estranho, mas uma obra humana em que a auto-redenção “é assegurada pela assunção de um espírito absoluto que, saindo da alienação, chega a si mesmo no desenrolar-se dialético da consciência” (Ciência, Política e Gnose, p. 17).      
Isso seria, segundo consta, um recurso ao espírito absoluto do próprio homem dentro de si, que sai da alienação de sua agnoia e encontra a si mesmo, elevando-se ao status de super-homem. Esse pensamento levaria alguém como Nietzsche (tão aclamado nos atuais círculos acadêmicos de cunho materialista) a negar a eternidade de Deus, dizendo que o mesmo havia morrido. Tal afirmação seria a revelação filosófica de um desejo gnóstico antigo, o qual Deus morre e o homem assume a posição de inteligência suprema. A angústia gnóstica, assim, estaria superada: o homem acabara de adquirir a posição mais alta a que poderia chegar, a de soberbo intelectual.
Marcus Paulo Rycembel Boeira
Mestre em Direito do Estado, professor do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco.
Colunas Anteriores
   Os Símbolos e a Totalidade da Existência: O símbolo da cruz e a representação do logos divino
   A Gnose moderna e o Super-homem
                Os Símbolos e a Totalidade da Existência: o símbolo da cruz e a representação do logos divino

Do livro "Consultório Maçônico" vol. IV
Editora A Trolha - 1a. ed.:1994  
( Atingindo, em 2000, o 7º volume, a obra reúne perguntas feitas por
Obreiros,  Lojas e Obediências, desde 1978, e publicadas
na revista A Trolha )
José Castellani


    Um Resp.: Ir.:, do Or.: do Rio de Janeiro (RJ), que pede para não ser identificado, apresenta
a seguinte questão:     "O que significa, exatamente, o círculo, na simbologia maçônica"?   

Resposta:   

Os chamados SÍMBOLOS GRÁFICOS, são sinais gravados, pintafos, ou desenhados e que se destinam a representar idéias, sentimentos, atitudes. Existem alguns símbolos gráficos que são aceitos, universalmente, como arquétipos e que são básicos e elementares no estudo da simbologia.
Há, inclusive, autores que consideram os símbolos gráficos como como os mais importantes, já que, neles, é cristalina a intenção de exprimir um significado bem determinado. Além disso, é por intermédio dos símbolos gráficos que se pode, mais facilmente, transmitir os ensinamentos à distância, no espaço e no tempo, já que é através de símbolos que o homem se comunica, fazendo com que a linguagem simbólica e o seu estudo estejam presentes em todos os ramos do conhecimento humano, seja ele científico, artístico, ou religioso.
Nesse caso, avulta, entre os principais símbolos, o CÍRCULO, com significado bem definido e aceito, tanto simples, ou "limpo", quanto com a inscrição de outras figuras no seu interior. Assim, pode-se considerar:   

CÍRCULO - é o símbolo universal do infinito, do universo, do todo. Conhecido, também, como "o olho fechado de Deus".   
CÍRCULO COM PONTO NO CENTRO - conhecido como "o olho aberto de Deus", é a representação simbólica da primeira manifestação divina, ou do princípio criador.   
CÍRCULO COM TRIÂNGULO EM SEU INTERIOR - simboliza o ternário divino, ou o princípio espiritual dentro do todo, do universo (que é o círculo).   
CÍRCULO COM QUADRADO EM SEU INTERIOR - simboliza o princípio material, ou quaternário, dentro da totalidade, do universo.   
CÍRCULO COM CRUZ NO SEU INTERIOR - formado pelo círculo e por duas retas, uma vertical e outra horizontal, que se cruzam, dividindo o círculo em quatro partes iguais, é o símbolo do momento inicial da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino.   
CÍRCULO DIVIDIDO - formado pelo círculo, cortado, horizontalmente, por uma reta que o divide em duas partes iguais, simboliza a primeira divisão do princípio divino, em duas polaridades opostas e que se complementam: uma ativa (masculina) e outra passiva (feminina).   

O círculo também está presente num importante símbolo da alquimia, o da Pedra Filosofal.
Nesse, há as figuras de um homem e de uma mulher --- representando a eternidade --- dentro de um círculo, inscrito num quadrado,que, por sua vez, se inscreve num triângulo, estando, todo o conjunto, incluído num círculo maior. O símbolo, para a alquimia oculta, simboliza a transmutação do quaternário inferior (quadrado) no ternário divino (triângulo), superior ao Homem.   
Não se considera como um símbolo o chamado "Círculo Mágico", usado, obviamente, em operações de magia. Essa figura é formada por um círculo, no qual se inscrevem um triângulo, um quadrado e uma estrela de cinco pontas, sendo traçada no solo e tendo, como finalidade, proteger o evocador dos ataques das potências malignas invocadas.

        Em Maçonaria, o Círculo é um símbolo muito importante e também representa o Universo, o Cosmo, a Totalidade. Mas, nela, existem as variações, ou as figuras compostas:   

O Círculo entre Paralelas Tangenciais e Verticais é também importante símbolo maçônico  e, como essas paralelas representam os trópicos de Câncer e de Capricórnio, a figura mostra que o Sol não transpõe os trópicos e recorda, ao maçom, que as concepções metafísicas e a consciência religiosa de cada obreiro são de foro íntimo e, portanto, invioláveis.   

O Círculo com Ponto do Meio, também é, como ensinamento maçônico, importantíssimo, pois o ponto no centro do círculo representa um local estático: quando uma roda (círculo) gira, todas as suas partes movem-se, com exceção do ponto central, que fica estático.
Ele é, assim, o local de menor turbulência, de menor agitação (alguns o assimilam, inclusive, à Câmara do Meio, o que é um raciocínio forçado). É o centro, onde a inteligência é iluminada pela Luz da Verdade e onde se encontram os verdadeiros Mestres, que, depois do estudo e da profunda meditação, podem melhor compreender os mistérios da Natureza.
Sendo o ponto de nula turbulência, onde, simbolicamente, não reinam as paixões humanas, é onde o Mestre tem a lucidez necessária para evitar os erros e as falhas humanas.  

 O Círculo com o Triângulo no centro, que simboliza o princípio espiritual dentro da totalidade, e o Círculo com o Quadrado no centro, simbolizando o princípio material dentro do todo, também podem ser encontrados em alguns Altos Graus maçônicos.   

Deve-se considerar também o Círculo onde se inscreve o Triplo Tau, próprio do Real Arco do Emulation, onde alguns autores vêm o símbolo da cruz, segundo o esoterismo cristão.
Sinopse - Síntese                  Pelicano






Um ser que alimenta seus filhotes regurgitando o alimento ingerido. Simboliza esotericamente o auto-sacrifício e a abnegação do iniciado.
A Fênix
 
O ser que renasce das cinzas. É uma representação da crença espiritual da vida infinita em seus ciclos contínuos e intermináveis. Símbolo da imortalidade.
Círculo
 
Representação do máxima Macrocosmos. O Criador e a criação em sua natureza circular. (Universo - Deus).
Quadrado
 
Símbolo do elemento terra. Representa também a natureza quadrupla dos elementos.
Triângulo
 
Símbolo do elemento terra. Representa também a natureza quadrupla dos elementos. Representa as três forças que regem a natureza humana (matéria, mente e espírito) ou ainda a tríplice manifestação da energia divina. Pai, Filho e Espírito Santo.
Pentagrama
 
Nesta posição, representa o homem espiritualizado, em sintonia com a divindade. Quando invertida, significa o materialismo exacerbado e a desarmonia espiritual.
Fonte: www.acasadoaprendiz.com

Símbolos e Objetos de Proteção
SÍMBOLOS ESOTÉRICOS
É um símbolo que representa a interação entre as duas energias que juntas são o fundamento da "totalidade". Representa o equilíbrio entre as forças contrárias: negativo e positivo, bem e mal, preto e branco. Representa o limiar entre os opostos, como se um estivesse contido no outro, em eterno movimento, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.
Cruz de Nero
É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo.
Circulo
Símbolo universal do infinito, do universo. Pode representar o Tudo ou o Nada, dependendo da interpretação. Também é conhecido como o "olho fechado de Deus". Ele pode conter a criação, a fertilidade e a origem da vida. Um símbolo universal de unidade, totalidade, infinito, representando a Deusa e o poder Feminino. Para as religiões centradas na Terra é um símbolo que representa o Sagrado Feminino, a Mãe Terra e o Espaço Sagrado.
Circulo Dividido
O círculo dividido por uma reta horizontal representa a primeira divisão do Princípio Divino em duas polaridades opostas e complementares - uma masculina e outra feminina, uma ativa e outra passiva. Uma das crenças mais difundidas apresenta o mundo como nascendo de um ovo cósmico que, separando-se em dois, origina.



Circulo com Cruz
Símbolo do momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino.
Circulo com Quadrado
Representa o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.
Circulo com Triangulo
Simboliza o ternário Divino, ou princípio espiritual, dentro da totalidade.
Quadrado
Símbolo da matéria e da passividade. Cada um dos seus lados representa um dos elementos da natureza: água, fogo, ar e terra. Também pode representar os quatro pilares da sabedoria humana: Ciência, Arte, Filosofia e Religião.
O Ponto
Simboliza a Origem, a Divindade, o Princípio da Criação, a primeira emanação de Deus.
Estrela de Seis Pontas
Também chamada "Estrela de Davi". As duas naturezas, a masculina e a feminina, se interpenetram e se harmonizam, formando uma figura inteiramente nova. Mas, apesar da interação perfeita, ambos os princípios originais conservam sua individualidade. A estrela de seis pontas é considerada, por isso, também um símbolo do matrimônio perfeito. Simboliza os processos de involução e evolução. O triângulo que aponta para baixo representa a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres que tendem a se divinizar cada vez mais.
Estrela de Cinco Pontas
Também chamada de pentagrama, a estrela de cinco pontas, feita com apenas um traço, é símbolo de rica significação, a qual tem sido mudada no decorrer da História. Considera-se, em geral, que ela represente os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo. Pode representar também o próprio homem ideal unificado, onde cada uma das pontas representa a cabeça e os quatro membros do corpo humano. HEXAGRAMA Ligação entre Deuses e homens. É um antigo e poderoso símbolo mágico. Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triangolos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizados por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.
Estrela de sete pontas
ENERGIA MÁGICA Septograma - É o símbolo da síntese, e do poder místico. O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico clássico: Há sete esferas planetárias regidas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do Arco-íris, sete dias da semana e sete notas musicais distintas em uma escala diatônica.
Estrela de cinco pontas
PENTAGRAMA representa os cinco elementos, Terra, Ar, Fogo, Água e o Espírito. É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Em Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.
Estrela de Davi em Circulo
É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.

Lua e Estrela
Simboliza poder para transportar através do cosmos.
Fita entrelaçada Sem Fim

Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também é usada para fortalecer o pacto entre pessoas e organizações.
AUM
É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M, e pronuncia-se OM. AUM é o símbolo universal do Yoga e do Hinduísmo. É a semente de todos os Mantras e de toda a Consciência. Nesta sílaba, 'A' representa o Criador, a Criação, o Fogo, a Ação, Brahma; 'U' representa o Conservador, o Sol, a Consciência, Vishnu; 'M' representa o Destruidor, o Vento, a Vontade, Shiva. Ela reúne os três grandes poderes-divindades do panteão brahmânico. É o mais poderoso de todos os mantras. Quando se escreve o AUM em caracteres sânscritos (devanagri), ele se torna um símbolo gráfico e é denominado Yantra.
OM
Símbolo hindu o "Deus Maior" representa conhecimento espiritual. Muitas tradições utilizam este símbolo para meditação.
Olho de Hórus
É um outro antigo símbolo egípcio muito usado na feitiçaria moderna. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho. OLHO DE HÓRUS Representa a vitória sobre as batalhas, usado para afastar o mal. O Olho de Horus (wedjat) é um poderoso símbolo do antigo Egito usada para atrair saúde, prosperidade e sabedoria.

Lemniscate
ou "oito deitado" representa o infinito, eternidade, e potencial divino.
Cruz com Laço no Topo
Também conhecida como "Cruz Ansata", é um antigo símbolo egípcio que simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. É usada por vários bruxos contemporâneos em encantamentos e rituais que envolvam saúde, fertilidade e adivinhação.
A árvore da vida
símbolo da Cabala representando criação e existência.

Terra
Estabilidade solidez, prosperidade, sucesso, fertilidade, estruturação, força de vontade.
Ar
Conhecimento, inspiração, criatividade, harmonia, liberdade. habilidades psíquicas.
Fogo
Energia, vigor, purificação, transformação, mudança, paixão, sexualidade, coragem.

Água
Emoção, sentimento, amor, inconsciente, felicidade, simpatia, intuição.
Triangulo Equilátero
A natureza tríplice de Deus (criação-conservação-destruição). Simboliza os ternários ou tríades sagradas, conceito comum à maioria das religiões (exemplo: a tríade hindu Brahma-Shiva-Vishnu, ou a tríade taoísta Ying-Yang-Tao). O triângulo eqüilátero é de natureza neutra, representando o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade.
Triangulo Isósceles Positivo

O triângulo com dois lados iguais e o ápice voltado para cima simboliza o ternário masculino, evolutivo. Representa o anseio do espírito em se libertar da matéria.
Triangulo Isósceles Negativo
Esse mesmo triângulo, com o ápice para baixo, representa o ternário feminino, o processo de involução. Representa a Mãe, o feminino. Ou seja, o princípio espiritual penetrando e vivificando a matéria. A faculdade geradora e reprodutora, a expansão visível de Deus no espaço e no tempo.
Cruz
Formada pela intersecção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, a cruz representa o quaternário espiritual e neutro. Aqui, o Princípio Divino e a Terra estão combinados em harmonia. A cruz representa os 4 elementos, terra, ar, fogo e água.
Traço Horizontal
Simboliza o princípio passivo ou estático, feminino. Representa também o plano da Terra, onde a vida flui e tudo se move no mesmo plano.
Traço Vertical
Simboliza o princípio ativo ou dinâmico, masculino e positivo. Traçado de alto para baixo representa o poder do espírito no ato de penetrar na matéria; no sentido inverso, representa o anseio do espírito, já integrado na matéria, de liberar-se e voltar à Origem.
                       

                                Do livro "Consultório Maçônico" - Vol. IV
                                           Edit. A Trolha - 1a. ed. 1994
Simboliza o princípio ativo ou dinâmico, masculino e positivo. Traçado de alto para baixo representa o poder do espírito no ato de penetrar na matéria; no sentido inverso, representa o anseio do espírito, já integrado na matéria, de liberar-se e voltar à Origem.
Fonte: www.oeremita.com
O MAGO
O homem que trabalha os elementos externos e internos, visando resultados práticos através de métodos que intensificam o poder da vontade e da fé.

ESTRELA DE SEIS PONTAS
Representação do marco e do microcosmos.  Símbolos que revela os segredos da criação.      
 O tempo na ciência
O conceito que a ciência tem do tempo sofreu várias mudanças ao longo da história. Podemos dizer que a primeira grande teoria é a que se denomina habitualmente de física clássica, e que Isaac Newton enunciou no seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Nela, o tempo é determinado pela relação entre a velocidade e o espaço percorrido. Todos conhecemos a fórmula:

v = e / t

De acordo com este conceito, o tempo é uma magnitude absoluta, isto é, o tempo utilizado a completar uma viagem será o mesmo independentemente do observador que o meça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário