Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DE onde se originou a estória de que Cristo morreu numa cruz?

De onde se originou a estória de que Cristo morreu numa cruz?
                Pesquisando descobri que a transliteração da palavra cruz, vem de croux, que no grego original se refere a madeiro, ou tora de uma árvore. Também podia se referir a um poste ereto.

Assim, como na transliteração para o português se chegou a idéia de que era algo transpassado e como se disseminou tal idéia absurda?

Numa outra pesquisa notei que provém de uma adoração pagã.

Estão os cristãos hodiernos disseminando crença pagã ou apóstata? Tem alguma religião no Brasil que não creia ou pregue tal coisa?

Que confusão estes crentes fazem. Crêem piamente no que alguém séculos atrás escreveu, sem nem ao menos questionar ou averiguar.

Eu heim...?

Membro desde:
28 de Novembro de 2006
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
muito boa e interessante a pergunta.
Você esta repleto de razão e parabens pela sua pesquisa.
Vou te passa alguns comebntários a respeito de como se originou a estória da cruz que muitos acham que cristo morreu nela.

Quais foram as origens históricas da cruz da cristandade?

"Encontraram-se diversos objetos, datando de períodos muito anteriores à era cristã, marcados com cruzes de feitios diferentes, em quase cada parte do mundo antigo. A Índia, a Síria, a Pérsia e o Egito produziram todos inúmeros exemplos . . . O uso da cruz como símbolo religioso em tempos pré-cristãos e entre povos não-cristãos pode provavelmente ser considerado como quase universal, e em muitíssimos casos ligava-se a alguma forma de culto da natureza." - Encyclopaedia Britannica (1946), Vol. 6, p. 753.

"A forma da [cruz de duas vigas] teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do 3.° séc. A.D., as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arremedado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com a peça transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo." - An Expository Dictionary of New Testament Words (Londres, 1962), W. E. Vine, p. 256.

"É um fato estranho, contudo inquestionável, que nas eras muito anteriores ao nascimento de Cristo, e desde então, em terras intatas aos ensinos da Igreja, a Cruz tem sido usada como símbolo sagrado. . . . O Baco grego, o Tamuz tírio, o Bel caldeu e o Odin nórdico foram todos simbolizados pelos seus devotos por um instrumento cruciforme." - The Cross in Ritual, Architecture, and Art (Londres, 1900), G. S. Tyack, p. 1

Também é digno de nota se compararmos os texto de Numéros 21:9 com o de João 3:14

Número 21: 9 "Moisés fez imediatamente uma serpente de cobre e a colocou numa haste de sinal; e acontecia que, quando alguma serpente mordia um homem e ele fitava os olhos na serpente de cobre, então ficava vivo."

João 3:14 "E assim como Moisés ergueu a serpente no ermo, assim tem de ser erguido o Filho do homem, 15 para que todo o que nele crer tenha vida eterna".
Comparando os dois texto verifica-se que moisés ergueu a serpente numa haste assim como jesus também foi.

A única religião que eu saiba que pregue esta verdade e não crer que Jesus morreu na cruz são as Testemunhas de jeová que eu tenho a felicidade de fazer parte dela.
abraço fique com jeová

Avaliação do autor da pergunta:
Descrição: 5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Está aí, parabén pela resposta.

Muito bom. Vc é Testemunha de Jeová, certo?

Vcs são os melhores, sempre muito bem atenados. Ouvir dizer que vcs não pregam a cruz, qdo perguntei qual religião não aceita tal dogma, estava dando oportunidade para vcs evangelizar estas mentes fracas, abração!
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Na Bíblia Sagrada.

A sua pesquisa não levou em conta a própria Bíblia, e, ainda, alguns registros históricos lembrados já nestas respostas de que Israel estava sob domínio Romano, e que eles usualmente crucificavam os condenados para ficarem como exemplo.

Como Cristo foi condenado por um governador Romano, a pena foi por eles também aplicada, portanto, é óbvio que a morte foi em uma cruz, como diz também a Bíblia.

Mas, se voce não crê na Bíblia não adianta querer fazer pesquisas fora dela pretendendo destruir o que Deus construiu, como alguns fazem e acham absurdo os cristãos crerem da forma que crêem.

A fé, é verdade, não é de todos. Mas lutar contra Deus não é só falta de fé, mas falta de amor próprio. Abra os olhos e veja o caminho que voce está trilhando, e deixe de se incomodar com quem crê em Deus procurando voce também entender a Palavra Santa dEle.

E não pense que nossa fé é gratuíta, de qualquer jeito. Muito ao contrário, porque cremos naquilo que vimos e ouvimos, e não em argumentos inconsistentes e de homens que sequer podem acrescentar um centímetro à sua estatura, tornar um fio de cabelo branco ou preto, fazer nascer e frutificar uma árvore.

Muitos dizem que isto tudo é da própria natureza. Natureza é apenas um dos apelidos de Deus.

Não sei o porque aquele simbolo usado pela maioria das religioes, se chama cruz,

mas se chama cruz também, o madeiro onde cristo e outros morreram , arvore também é correto, pois as pessoas eram penduradas em arvores com os braços para cima para morrerem, e quando no local onde era feito isso, não tinham arvores suficientes eles usavam o madeiro (chamado cruz) para fazer isso, com os braços para cima e não abertos como muitos acreditam. Sua pesquisa foi muito bem feita e elaborada.

gostei de sua colocação pois não escreveu algo que lhe disseram e sim, algo muito bem pesquisado.

parabens

retificando minha primeira frase.....
pesquisei e assim como meu amigo acima colocou encontrei a explicação, de que a forma da “cruz”, duas vigas em ângulos retos, “teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do terceiro século A. D., as igrejas ou se tinham apartado ou tinham parodiado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata aceitavam-se pagãos nas igrejas à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reterem seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com o madeiro atravessado um pouco abaixado para representar a cruz de cristo.

abraços

exelente pergunta!!!!

a cruz e a cruxificação ja existiam a centenas de anos antes de Cristo, era uma maneira de mostrar ao povo como sofre um fora da lei.
--------------------------------------…
a biblia é uma mistura total de religioes e ensinamentos, como voce disse ela é pagã, cristã, e tambem tem a cabala em quase todos os passos de cristo, o numero 40 aparece varias vezes, isso seria coincidencia ou apenas cabalismo?
______________________
oque me revolta é ver religioes adorando o objeto que fez seu Deus agonizar e sofre, estranhamente os evangelicos tem em suas igrejas apenas a cruz sem cristo, cara...como pode colocar a cruz que fez sofrer e agonizar seu deus no altar?

ridiculo isso tudo que a religiao faz.

abraços. e parabens pelas pesquisas que fez.
creio que seja através da Bíblia... Mas tem inscritos que relatam que realmente foi em uma cruz... sendo que o Apóstolo Pedro foi cruxificado em uma cruz invertida(cabeça para baixo), aliás acho muito estranho que o 1° papa da igreja tenha sido condenado em uma cruz invertida, sendo esta um símbolo que representa o mal..
Leia esta passagem:

Orígenes (185-253 d.C.) responsável pela escola catequética em Alexandria afirma:
"Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo"[15]

"Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo".[16]
Fonte(s):
Com. in Genes., t. 3 fragmento conservado na "História Eclesiástica" de Eusébio, III,1
A Bíblia é o único livro que conta as histórias de povos, culturas etc.
A cultura da época era crucificar uma pessoa que fosse de frente as suas crendices.
Porém, meu querido, se analisar, verá a HISTÓRIA da crucificação exatamente. Cada um enxerga o que quer enxergar e, infelizment, tenho que dizer que você e todos os seus amigos que não creêm na morte vicária de Cristo, como prova de amor pela humanidade, que vocês estão cegos e condenados a sofrer...
Jesus Cristo morreu na cruz, como prova de humilhação, carregou todos os nossos pecados sobre si e assim, logo depois que Jesus expirou, o véu do templi foi rasgado de cima a baixo, para que possamos ter livre acesso ao Pai.

Creio na morte de Jesus sobre a cruz.
Se vocês acreditam ser lenda, sinto muito, na hora qu Cristo, ressurreto voltar e arrebatar a sua igreja, talvez seja tarde para vocês...
Leiam a Bíblia e parem de ler culturas anti-Cristo.


Eu aprendi que esta era uma forma de execução no império romano e como a região da Palestina estava sob "administração" romana, a forma foi aplicada na execução de Jesus. A acusação teria sido subversão. Se esta história for verídica, trata-se do maior erro judiciário da história. Talvez por isso haja crucifixos nos tribunais de juri: lembrar aos juízes que os erros acontecem.

Dos evangelhos, ou como você quer acreditar, das traduções nem sempre fiéis dos evangelhos.
Cruz ou poste, que diferença faz?
Você prefere morrer de pneumonia simples ou dupla? rs
Paz e Luz!

Se pegarmos lendas pagãs veremos que outros deuses também foram crucificados, caso de Hórus, as lenda de Jesus é plágio, por que será que os cristãos não dizem isso?
Bem, isso é fácil de responder.
Cristo morreu em um poste.O fato é que a palavra foi mal interpretada,é como se fosse um erro de tradução.
De fato, eu também andei fazendo minhas pesquisas...

'Cruz' é uma tradução da palavra latina 'crux' que foi a tradução para staurós e XULOU, só por isso já dá pra vislumbrar uma adulteração da verdade visto que o antigo Imperio Romano está envolvido... mas todas as Bíblias traduzidas para o português mostram em alguns textos que Jesus foi pregado num madeiro. O que podemos concluir disso? "Cruz" é mesmo sinônimo para 'madeiro'? - 'poste'(Pau cravado verticalmente no chão) é UMA haste de madeira, ferro ou cimento - 'madeiro' antes de tudo é "peça ou tronco grosso de madeira" (um poste?) , enquanto cruz, é primeiramente "Antigo instrumento de suplício, constituído por DOIS madeiros" - (Aurélio XXI). Agora veja o que diz o dicionário bíblico do site Bíblia Católica Online...
CRUZ
Instrumento romano de tortura, reservado para escravos e criminosos. Para os judeus o supliciado na cruz era considerado maldito (Dt 21,23; Gl 3,13). Mas, depois que Jesus foi supliciado na cruz, esta se tornou o símbolo religioso do seguimento humilde e abnegado de Cristo.

Comparemos os textos apontados na Septuaginta Grega com a Bíblia Ave Maria (do site)
Deut. 21:22.
Septuaginda
ean de genhtai en tini amartia krima qanatou kai apoqanh kai kremashte auton epi XULOU (TAMBÉM) 23. ouk epikoimhqhsetai to swma autou epi tou xulou alla tafh qayete auton en th hmera ekeinh oti kekathramenoV upo qeou paV kremamenoV epi XULOU kai ou mianeite thn ghn hn kurioV o qeoV sou didwsin soi en klhrw
Gálatas 3:13. cristoV hmaV exhgorasen ek thV kataraV tou nomou genomenoV uper hmwn katara gegraptai gar epikataratoV paV o kremamenoV epi XULOU
Bíblia Ave Maria
Deut. 21:22. Quando um homem tiver cometido um crime que deve ser punido com a morte, e for executado por enforcamento NUMA ÁRVORE [suspenso A UMA ÁRVORE - Ed. Pastoral],
23. o seu cadáver não poderá ficar ali durante a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia; pois AQUELE QUE É PENDURADO É UM OBJETO DE MALDIÇÃO DIVINA. Assim, não contaminarás a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.
Gálatas 3:13. Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso NO MADEIRO (Dt 21,23).

Vejamos também...

Atos 5:30
O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o NUM MADEIRO.
o qeoV twn paterwn hmwn hgeiren ihsoun on umeiV dieceirisasqe kremasanteV epi XULOU
Jer. 10:3
oti ta nomima twn eqnwn mataia XULON estin ek tou drumou ekkekommenon ergon tektonoV kai cwneuma
porquanto os deuses desses povos são apenas vaidade. São CEPOS abatidos na floresta, obra trabalhada pelo cinzel do artesão, - un madero(um madeiro)La Santa Bíblia - un legno(um lenho)Bíblia Sacra - a tree(uma árvore)King James Version - Ed. Pastoral "um pedaço de pau"

Veja que os textos apóiam que Jesus foi "crucificado" em UM madeiro (lenho, pau, estaca, poste etc) conforme o frisei do dicionário. A cruz como se conhece tradicionalmente, contém DUAS partes de madeiro, mas o testemunho apostólico nos fala que Jesus foi pendurado NUM (em um) madeiro. E em nenhum momento a Bíblia se refere à uma 'cruz" como tendo DUAS partes de madeira.

___

Obrigado
Fonte(s):
http://www.bibliacatolica.com.br/11/30/1…
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral - Índice - IntraText CT
http://www.paulus.com.br/BP/_INDEX.HTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário