Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Egiptologia Brasil ANÚBIS o deus chacal

ANÚBIS o deus chacal, o guia dos mortos. Mediador entre o céu e a terra. Guarda fiel dos túmulos e responsável pelos embalsamentos. Tinha seu centro de culto em Cinópolis. Filho de Osíris e com Néftis, que era apaixonada pelo irmão e uma noite embebedou Osíris e se fez passar por Ísis, mas Néftis jogou a criança no rio Nilo, por medo de Seth seu marido saber. Ísis foi quem salvou a criança e Anúbis passou a ser Guardião de Ísis. Era o prenunciador da eminência da morte e podia prever o destino. Ele tinha poderes mágicos e divinos. Levava as almas para o outro mundo dentro de uma balsa.

Anúbis era também o deus da Medicina. Ele supervisionava o embalsamento e reconstrução dos corpos, recebia a múmia na tumba e realizava a cerimônia de abertura da boca e punha suas mãos sobre a múmia para protegê-la. Também supervisionava a pesagem da alma com a pena da Verdade. Seu julgamento fiel e imparcial era aceito por Thot, Maat, Hórus e Osíris.

David Souza ∴✍
Equipe Egiptologia Brasil #EBDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário