Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 26 de outubro de 2013

O que Significaria A PALAVRA PAPA??

Apologética
O que significa a palavra Papa?
Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota (SacroSanctus)
Muitos protestantes utilizam a alegação de que ao chamarmos ao Papa de pai estaríamos em pecado perante ao que Jesus disse em Mateus:

Mateus 23,8-10 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo.

Afirmam assim a palavra Papa vem do italiano e significaria pai e portanto indo contra a doutrinã cristã.

Bem, como temos muitos artigos que colocam muito nossa posição frente esta acusação, gostaria apenas de fazer um complemento e mostrar assim mais um erro protestante ao acusar a Igreja.
Primeiramente a palavra Papa tem dois significados muito importante para nós católicos, a primeira é a união de duas palavras latinas:
Pa = ter
Pa = stor
Que se traduz como pai e pastor, ou seja vai além da alegação protestante uma vez que a Igreja Católica já utiliza a palavra Papa há muitos anos, antes mesmo da formação da lingua italiana atual, vem da antiga lingua latina ou latim.
Chamamos o Papa de pai no mesmo sentido que foi dado a São José de ser o pai adotivo de Jesus, o Papa é o pai que cuida dos filhos de Deus, lhes entrega o alimento espiritual e ensina a reta doutrina revelada diretamente pelo Espirito Santo a sua pessoa através da autoridade dada por Jesus (cf. Mateus 16,19).
O pai segundo o costume judaico e assim também é hoje na Igreja Católica, é o chefe da família é o pilar onde a familia se sustenta para não cair, não se dividir sendo a ela também denominada "Igreja particular".
Se ao pai é dado esta autoridade de chefe da familia, reforçado no mandamento honrar pai e mãe, portanto ao chamá-lo de pai e ser submisso a ele que é o chefe da familia não estamos em pecado, assim também é com o Papa, ele está a frente da Igreja, já não mais a Igreja particular mas no contexto totalitário.
Além disso a colocação de Jesus em Mateus se refere à aqueles que querem ser chamados de pai no sentido divino, se tomar a frente às coisas de Deus, de clamar para si uma autoridade e poder maior que Deus passando assim por cima d´Ele, como exemplo os pai-de-santo.
Um exemplo que não devemos tomar a palavra de Jesus literalmente é que Ele mesmo afirma: " não deve chamar ninguém de Mestre" ai então vem os seguintes questionamentos aos protestantes fundamentalistas:
1- Oras então quem faz o mestrado na faculdade qual título poderá ser dado a ele? 
2- Segundo o conceito de estudo, o doutorado é um nivel acima do mestrado, então se chamamos alguém de doutor estamos dando a ele um titulo acima de mestre, assim sendo estaria o protestante em pecado ao chamar alguém de doutor? 
3- E quando se conversa com um médico e tem-se a mania de chamar de doutor, estaria o protestante em pecado?
É claro que não, não está em pecado porque não foi isso que Jesus quis dizer proibir chamar alguém de mestre, tem um outro significado que seria no caso das seitas que atribui a seus gurus o status de mestre ensinando doutrinas estranhas, assim também é com o nome pai, não é contra o sentido dado pelos católicos mas contra as interpretações dadas a pseudos-mestres que atribuem se a si mesmo autoridade maior que Deus, que é o Pai-Criador.
E o segundo conceito de pastor faz referencia diretamente a ordem dada por Jesus a Pedro logo após sua ressurreição:
João 21,15-17 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
" Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar. Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor.
[...] Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria. "Jeremias 3,15 , Jeremias 23, 3-4

Pedro é colocado como pastor-chefe com a missão conferida por Jesus "apascenta as minhas ovelhas (cf. Jo 21,15-17), sendo Jesus mesmo o Bom Pastor ( cf. Jo 10,11) mas que constitui pastores para cuidar de seu rebanho (cf. Efe. 4,11).
O outro sentido dado a palavra Papa é ainda mais esclarecedor e revela a nossa fé na autoridade dada por Jesus em Mateus 16,18-19, onde cada palavra tem um significado vindo do latim:
P = etri
A = postoli
P = ostestatem
A = ccipiens
Que significa : O QUE RECEBE O PODER DO APÓSTOLO PEDRO, ou seja sua autoridade e as chaves do Reino e como vemos também citado por S. Ireneu de Lião (+202) :
"Depois de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede. Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio, Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Contra as Heresias III,2,1s).
Vemos assim que a acusação protestante não tem nenhum fundamento com nossa fé católica e só serve para causar confusão naqueles que estão fracos na fé, por isso os protestantes utilizam de mentiras e falsas interpretações para tentar manchar a Igreja Católica, mas é um trabalho em vão pois esta é defendida pelo proprio Deus, por isso os protestantes estão em guerra não com a Igreja e sim com o Deus, com Jesus a quem eles dizem tanto amar.
Atos 5, 38-39 "Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus."
© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor
http://www.exsurge.com.br/apologeticas/sacerdote/textos%20sacerdotes/oquesignificaapalavrapapa.htm



a.po.lo.gé.ti.co
adj. Que contém apologia.

2 comentários:

  1. Trata-se de SIMBOLOGIA e isso como é a ARTE da Língua LATINA de deturpar tudo que se coloca para o PÚBLICO como verdade para UM ASCENCIONADO é bem diferente do que foi DITO....... SEREMOS BREVE e já dissemos em outros artigos que se trata do SÊMEM......Isto significa no sentido figurado ou SIMBOLÓGICO como foi escrito OS TEXTOS que se dizem BÍBLIA... um conjunto de TEXTOS sem nexo PARA O PÚBLICO e interpretado da MODA MIGUELÃO.......

    ResponderExcluir
  2. Trata-se de Simbologia e isso é a Arte da Língua Latina de deturpar tudo que se coloca para o PÚBLICO como uma verdade sem contestação, que para um ascenscionado é diferente do que foi DITO..... Seremos Breve pois, já dissemos em outras oportunidades que trata-se do SÊMEN [ sê.men
    s. m. 1. Esperma. 2. Semente. Pl.: semens e sêmenes. ]. É o sentido apolégico e SIMBÓLICO do que se quer dizer ou tratar. Se dava muito e era praticado para se diferenciar os YLUMYNADOS dos que não tinham acesso ao conjunto das LEIS ou aspectos dogmáticos que eram adotados para OBTER o Poder perante o POVO, com isso tinha e ainda tem a capacidade de CONTROLAR O POVO. Pois trata-se do Controle através de poucos YLUMYNADOS. São as mesmas representações das famílias que mandavam no MUNDO. Tratando-se de 72 tribos organizadas para que se mantivesse o PODER em mãos de POUCOS... Coisa que ainda ocorre nos dias de Hoje.....[a.po.lo.gi.a
    s. f. 1. Discurso ou escrito laudatório para justificar ou defender alguém ou alguma coisa. 2. Elogio, louvor. ]
    Para se entender o que estou dizendo até aqui deve-se explorar os significados em GREGO pois tratava-se da língua culta comparando-se a língua LATINA com a INCULTA ou seja, aquela que foi dada ao POVO para que ele adapta-se ao seu MEIO identificada como VULGAR, daí se tratando da VULGATA LATINA....... SEPTUAGINTA usada para definir as LEIS que o povo deveria obdecer por determinação das 72 tribos que eram representadas pelos SÁBIOS ou seja, os YLUMYNADOS da época.......[vul.ga.ta
    s. f. Tradução latina da Bíblia, feita por São Jerônimo.]
    [ La Septuaginta, comúnmente designados LXX, es la más antigua versión griega del Antiguo Testamento de la Biblia, el título de "setenta", en referencia a la tradición que fue el trabajo de 70 traductores (o 72 en algunas tradiciones).La traducción fue hecha de la Biblia hebrea por Judios helenística durante el período de 275 a 100 aC en Alejandría.Inicialmente, la Septuaginta fue ampliamente utilizado por los griegos - Judios hablando, pero su adopción por los cristianos, que lo utilizó con preferencia a la original hebreo, la hostilidad que suscita entre los Judios, que dejaron de usar después de unos 70 d. C. por. Todavía se utiliza la iglesia ortodoxa griega.

    La Septuaginta contiene los libros de la Biblia hebrea, los libros deuterocanónicos - es decir, no los de la versión en hebreo, pero aceptada por la iglesia cristiana - y los Apócrifos. Antiguos manuscritos de Qumran sugieren que la Septuaginta a menudo seguida de un texto hebreo diferente de la autoridad hebrea presente texto. Por lo tanto su valor para la crítica textual se ha mejorado. La Septuaginta ofrece una comprensión de los contextos culturales e intelectual del judaísmo helenístico.]
    Se preferirem outro texto para estudo fiquem a vontade. O que queremos dizer que quem não conhece um pouco deste tipo de APOLOGIAS não se atreva a TRATAR de bíblia ou outro tipo de SIMBOLOGIAS RELIGIOSAS pois estará entrando no campo da YLUSÃO, no portal do [ ] ou tudo aquilo que está se pregando em todos os cantos do MUNDO como sendo uma VERDADE..... Ela se tornou um RAMO bem amplo e em cada campo que se toque ela se desenvolve cada vez MAIOR fazendo com que muitos se PERCAM nos emaranhados dos SIMBOLOGISMOS...... tem que se ter muita paciencia em desvendar ESSE quebra-cabeças. Que foi desenvolvido para mexer com a MENTE HUMANA.... E é através dele que se consegue MANIPULAR grandes MASSAS.....Aconteceu no século XX com Hitler e hoje ainda continua acontecendo.....
    Para se ter um maior aprofundamento sobre isso deve-se a Recorrer aos COSTUMES Gregos e HELENISTICOS, a recorrência da Lingua LATINA e suas DERIVATIVAS não são muito boas para esse estudo.... Para tentar adaptar aos nossos COSTUMES deve-se na Pior das hipóteses recorrer ao ALEMÃO e confrontar com o INGLÊS o resto são todos derivados do LATIM...... Lembremos que o Inglês também deriva da mesma ramificação LATINA..... O Alemão ainda se aproxima melhor com o GREGO pois era a língua CULTA que obteve exitos em várias especialidades humanas......

    ResponderExcluir