Blog que começou com denuncia sobre o calendário MAYA, que seguiu em frente com particularidades ATUAIS de nossos DRAMAS do cotidiano e sobre o PORTAL DO QUADRADO que hoje tratamos da 4D para 5D...Ficando a critério de cada QUAL o que significa na realidade esses símbolos (ARCHÉS) que com o tempo são acrescentados ou diminuídos conforme a vontade de QUEM MANDA ou de quem é MANDADO......
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terça-feira, 10 de março de 2020
segunda-feira, 9 de março de 2020
blogAuriMartini: Fusca 1001 utilidades
blogAuriMartini: Fusca 1001 utilidades: Para aquelas pessoas que pensam que um fusca é apenas um cascudinho de quatro rodas que só faz barulho com um coroa dentro e com a finalida...
domingo, 8 de março de 2020
sábado, 7 de março de 2020
IDD: Nova Rural em andamento
IDD: Nova Rural em andamento: Fiz um esboço do que seria uma Willys Rural moderna, fiz com 4 portas pois é a tendência atual, resultando num utilitário com elementos qu...
IDD: Karmann-Ghia upgrade
IDD: Karmann-Ghia upgrade: Karmann-Ghia que fiz em 2010, mas acabei fazendo uma pequena atualização nas suas linhas para deixá-lo mais semelhante ao modelo clássico...
IDD: A volta dos DKWs
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IDD: IDD 11 anos
IDD: IDD 11 anos: Hoje o blog Irmão do Decio completa 11 anos de existência, agradeço a todos que acompanham as minhas projeções. Apesar do pouco tempo par...
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
1° Automóvel em Porto Alegre....1906
"Porto Alegre já tem um automóvel"
Com este título o "Correio do Povo" publicava, em abril de 1906, a chegada do primeiro "auto" nesta capital. O industrial e proprietário do Cine Apolo, Januário Grecco havia adquirido, através da Argentina, um automóvel da marca "de Dion Bouton", de construção francesa, por cinco contos. O automóvel era de 8-10 hp, com iluminação a querosene e movido à álcool.
Os problemas começaram quando o mesmo foi desembarcado e levado para a alfândega
Com este título o "Correio do Povo" publicava, em abril de 1906, a chegada do primeiro "auto" nesta capital. O industrial e proprietário do Cine Apolo, Januário Grecco havia adquirido, através da Argentina, um automóvel da marca "de Dion Bouton", de construção francesa, por cinco contos. O automóvel era de 8-10 hp, com iluminação a querosene e movido à álcool.
Os problemas começaram quando o mesmo foi desembarcado e levado para a alfândega
onde ficou parado, pois em Porto Alegre não havia ninguém que soubesse ligá-lo e muito menos pilotá-lo. A solução foi encontrada na Casa de Correção onde estava preso o italiano Marini Constanti e que conhecia o funcionamento de automóveis. Como o preso não podia sair da Casa de Correção, a solução foi empurrar o carro até lá, onde Constanti deu explicações e instruções para seu proprietário. Em 25/02/1907 o automóvel foi usado pelo então Presidente da Província Borges de Medeiros para inaugurar o Caminho Novo, hoje Voluntários da Pátria. O carro foi isento de impostos, pelo prefeito José Montaury, por ser o primeiro da cidade. Nos dias seguintes o carro foi utilizado pelo Presidente e o Prefeito em excursões para Viamão e depois Gravataí, para fins políticos. A capital tinha 70 mil habitantes e nessa época o Código de Veículos de 1893 não previa o transporte motorizado. Em 1913, já com 188 automóveis registrados, a lei foi regulamentada: tornou-se obrigatório o uso de lanternas à noite e de buzina a cada esquina. A velocidade máxima era de 6km/h no centro, 10km/h nos bairros afastados e 15km/fora da cidade.
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