Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Participe dessa Idéia 2012 e Maia no fórum Mundial da Bicicleta

http://catarse.me/pt/projects/510-i-forum-mundial-da-bicicleta-em-porto-alegre

9

Divulgação/FMB
Divulgação/FMB / Encontro marcará um ano do atropelamento dos ciclistas que participavam da da Massa Crítica de Porto Alegre. Encontro marcará um ano do atropelamento dos ciclistas que participavam da da Massa Crítica de Porto Alegre.


Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, Porto Alegre vai sediar o 1º Fórum Mundial da Bicicleta , evento que vai discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural.
O blog Ir e Vir de Bike fará parte da programação oficial do evento com a oficina“Bicicletas em pauta: mobilidade e cicloativismo nos grandes meios de comunicação”.
A proposta é discutir como a cobertura da mídia ajuda a pautar o debate público sobre ciclomobilidade e as tomadas de decisões de poder público local.
A data para realização do encontro foi escolhida para marcar um ano do atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011.
Na ocasião, o sociopata Ricardo Neis usou seu carro como arma deixando 17 ciclistas feridos. O fato gerou manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e vem fomentado a discussão sobre a violência no trânsito.
No dia 25/02, sábado, está programado um ato por cidades mais humanas na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, mesmo local em que ocorreu o atropelamento.
Oficinas
Com inscrições abertas para oficinas autogestionadas, o Fórum também trará temas como Cycle Chic, ciclismo veicular, transporte de cargas por bicicleta, mecânica básica de bicicletas, comunicação não-violenta, cicloturismo, a bicicleta em projetos sociais, alimentação para o atleta de ciclismo, ciberativismo, a bicicleta no ponto de vista jurídico, entre outros, somando até agora mais de 20 oficinas inscritas.
Passeios especiais também estão previstos nos dias do fórum: um bike city tour na quinta-feira, 23/02, passando pelos principais pontos turísticos de Porto Alegre, e um passeio dominical reunindo os conhecedores das bicicletas reclinadas e demais ciclistas.

Reprodução/http://www.chriscarlsson.com/
Reprodução/http://www.chriscarlsson.com/ / Pioneiro da Massa Crítica, o cilcloativista Chris Carlsson estará presente do Fórum Mundial da Bicicleta. Pioneiro da Massa Crítica, o cilcloativista Chris Carlsson estará presente do Fórum Mundial da Bicicleta.
E em 24/02, o Fórum se junta à Massa Crítica, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração a partir das 18h15 no Largo Zumbi dos Palmares.
O Fórum Mundial da Bicicleta terá ainda a presença do ativista norte-americano Chris Carlsson, que em 1992 convidou amigos para pedalar em São Francisco, no passeio que marcaria o início da Massa Crítica no mundo.
Carlsson participa, junto com o diretor geral da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Thiago Benicchio, do painel sobre o “cicloativismo como agente de mudança para cidades mais humanas”.
programação provisória do evento, traz ainda outros quatro painéis, sobre o papel da bicicleta na mobilidade urbana, a bicicleta como agente de incremento econômico, a bicicleta na promoção do turismo, e ciclismo de competição.
Entre outros palestrantes já confirmados, estão o bicampeão mundial de ciclismo paraolímpico, Soelito Gohr, e o empresário e cicloativista catarinense Eldon Jung.


Nova oficina: o cicloativismo na grande imprensa

Alexandre Costa Nascimento, cicloativista e repórter da Gazeta do Povo, de Curitiba, onde mantém o blog Ir e Vir de Bike, ministra a oficina “Bicicletas em pauta: mobilidade e cicloativismo nos grandes meios de comunicação”, que acontece na sexta-feira, às 9h, dentro da programação do 1º Fórum Mundial da Bicicleta (local a definir). A ideia é reunir jornalistas dos grandes veículos de comunicação que cobrem o tema da bicicleta. Antes restrito a blogs de cicloativistas, o tema da mobilidade urbana sustentável vem ganhando espaço na cobertura da chamada “grande imprensa”, dando espaço e voz para profissionais que acompanham a área.
A proposta da oficina é discutir como a cobertura da mídia ajuda a pautar o debate público sobre ciclomobilidade e as tomadas de decisões de poder público local.
Alexandre Costa Nascimento usa a bicicleta como meio de tranporte, lazer e faz dela uma bandeira política para promoção da cidadania. Como cicloturista, já pedalou na Transpantaneira (Mato Grosso), Circuito Vale Europeu (Santa Catarina), Alemanha (Berlim), Estados Unidos (Salt Lake City), Chile (Atacama), Uruguay (Colônia) e Buenos Aires (Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário