Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Construção da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga (tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2010) da cidade de Canoas.





Após quatro anos fechada para restauração, Igreja São Luiz Gonzaga reabre em 28 de novembro

22 de novembro de 20130

Foto antiga da igreja. Foto: Divulgação

Em 1897, a família Ferreira doou o terreno, e o cônego Diogo da Silva Laranjeira pediu licença às autoridades eclesiásticas para construir, na Rua Santos Ferreira, atual Rua Santini Longoni, uma capela. No dia 21 de julho do ano seguinte, com missa e festa, foi inaugurada a Capela São Luiz Gonzaga. Em 1919, tornou-se paróquia e em 1926 se iniciou, no atual endereço, a construção da igreja, que teve sua primeira missa celebrada em 1931.
É curioso lembrar que nos primórdios o padroeiro escolhido pela comunidade teria sido São Roque, mas, por engano, quando a imagem encomendada chegou, era a de São Luiz Gonzaga. O erro foi atribuído a desígnios divinos e, apesar de alguns protestos, as coisas ficaram assim. A bela igreja, em estilo neogótico, sempre foi um ícone (tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2010) da cidade de Canoas.
Em 2009, ficou clara a necessidade de profunda reforma no templo, o que provocou seu fechamento por quatro anos para restauro. Com a parceria da prefeitura, as obras foram agora concluídas e lá ocorreu, no último dia 15, a ordenação do padre Talis Pagot. Para coroar esse tempo de alegria, graças e esperanças, todos estão sendo convidados para a reabertura da igreja no próximo dia 28, quinta-feira, às 19h30min.
Colaborou padre José Hermeto Mohr
Foto atual da igreja. Foto: Divulgação


http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2013/11/22/apos-quatro-anos-fechada-para-restauracao-igreja-sao-luiz-gonzaga-de-canoas-reabre-em-28-de-novembro/?topo=13,1,1,,,77


Resultado de imagem para São Luiz Gonzaga RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário