Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

terça-feira, 12 de julho de 2016

Sismologia do Sol e das estrelas distantes discutida nos Açores

Sismologia do Sol e das estrelas distantes discutida nos Açores
2016 julho 11
Imagem artística da propagação de ondas no interior de uma estrela. Crédito: G. Perez, IAC/SMMPoster da palestra pública
A partir de hoje, e durante 5 dias, Angra do Heroísmo (Terceira, Açores) recebe os maiores especialistas mundiais na área da asterossismologia1, durante a conferência Seismology of the Sun and the Distant Stars 2016. A conferência será seguida, no dia 17 de julho, pela escola internacional avançada em ciências do espaçoAsteroseismology and Exoplanets: Listening to the Stars and Searching for New Worlds, na cidade da Horta (Faial, Açores), ambas organizadas pelo Instituto de 


Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2).











Notas
  1. Asterossismologia é o estudo do interior das estrelas, através da sua atividade sísmica medida à superfície. Em sismologia, os diferentes modos de vibração de um tremor de Terra podem ser usados para estudar o interior da Terra, de forma a obter dados acerca da composição e profundidade das diversas camadas. De uma forma semelhante, as oscilações observadas à superfície de uma estrela também podem ser usadas para inferir dados sobre a estrutura interna e composição da estrela. A Heliossismologia é o caso particular da asterossismologia, aplicada à nossa estrela, o Sol. No caso da nossa estrela, a proximidade permite-nos ir ainda mais longe na análise dos diferentes fenómenos que têm lugar no Sol, mas com impacto em todo o sistema solar.
  2. Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013),POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020.
  3. TASC (TESS Asteroseismic Science Consortium, ou consórcio científico asterossismico do TESS) é a colaboração científica dos principais grupos de investigação na área, formada para explorar os dados científicos provenientes do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou satélite de pesquisa de trânsitos exoplanetários), a ser lançado no final de 2017.
  4. KASC (Kepler Asteroseismic Science Consortium, ou consórcio científico asterossismico do Kepler), é uma colaboração científica única, formada à volta da análise asterossismica dos dados do Kepler. É composta por mais de 500 investigadores de todo o mundo.
  5. SpaceInn (Exploitation of Space Data for Innovative Helio- and Asteroseismology, ou exploração de dados espaciais para heli- e asterossismologia inovadora) é um projeto europeu iniciado pela rede HELAS, com a missão de aproveitar os recursos existentes no campo da helio- e asterossismologia.
  6. HELAS (European Helio- and Asteroseismology Network, ou rede europeia de helio- e asterossismologia) foi uma rede financiada pela Comissão Europeia durante o sexto programa quadro, que tinha como objetivo estruturar a investigação europeia, juntando os principais grupos de investigação europeus ativos nesta área. A sua atividade continuou para lá do projeto inicial, e atualmente inclui 24 institutos europeus e fora da Europa.

http://www.iastro.pt/news/news.html?ID=41

Nenhum comentário:

Postar um comentário