Apresentação
Suzana Barbosa
Universidade Federal da Bahia
E-mail:
suzana.barbosa@gmail.com
O
LIVRO
Jornalismo digital de terceira geração
reúne os artigos apresen-tados durante as “Jornadas
Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Ten-dências”, durante os dias 25 e 26 de
Novembro, na Universidade da BeiraInterior, Covilhã (Portugal). A idéia para a
realização do evento partiu do pro-fessor António Fidalgo, o qual me fez o
convite para organizá-las enquantocumpria, feliz, o meu estágio doutoral nas
terras altas da Beira.As jornadas congregaram durante aqueles dois dias
pesquisadores espa-nhóis, ingleses, portugueses e brasileiros para a discussão
de alguns dos as-pectos fundamentais sobre essa modalidade de jornalismo, que
está em desen-volvimento há pouco mais de uma década. Além dos artigos dos seis
parti-cipantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo,
JimHall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas
importan-tes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado,
MarcosPalacios e Paulo Munhoz.De um modo geral, os textos que integram este
livro-coletânea refletema evolução do jornalismo digital em seu estágio
denominado como terceirageração (MIELNICZUK, 2003)
1
. Ou seja, uma etapa em que os
sites
jorna-
1
Larry Prior (2002) caracteriza esta fase como terceira onda,
numa periodização bastanteextensa, que abrange o início do processo de
disseminação das informações jornalísticas a par-tir da tecnologia do
videotexto. Ele localiza a primeira onda em 1982; a segunda, em 1992;e, a
terceira, em 2001, prosseguindo até o momento atual. Para John Pavlik (2001;
2005) estaterceira fase seria correspondente ao jornalismo contextualizado. Já
na caracterização de Lu-ciana Mielniczuk (2003), as três gerações são pensadas
especificamente para os estágios deevolução dos
sites
jornalísticos no suporte digital. A primeira geração é a
fase da transposiçãoou reprodução e, a segunda, é denominada como metáfora,
quando os
sites
começam a empre-gar alguns recursos de interatividade, o
hipertexto, entre outros. A autora classifica a terceirageração como
webjornalismo. Porém, aqui, optou-se pela terminologia jornalismo digital
deterceira geração, pois, consideramos mais abrangente, englobando os produtos
jornalísticos naweb, bem como os recursos e tecnologias disponíveis para a
disseminação dos conteúdos paradispositivos móveis, como celulares,
iPods
,
MP3
,
smarthphones
, entre outros.
Jornalismo Digital de Terceira Geração,
1-3