Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Jornalismo de 3G

http://www.scribd.com/doc/16869545/Suzana-Barbosa-Jornalismo-Digital-de-Terceira-Geracao

Apresentação
Suzana Barbosa
Universidade Federal da Bahia
E-mail:
suzana.barbosa@gmail.com
O
LIVRO
Jornalismo digital de terceira geração
reúne os artigos apresen-tados durante as “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Ten-dências”, durante os dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade da BeiraInterior, Covilhã (Portugal). A idéia para a realização do evento partiu do pro-fessor António Fidalgo, o qual me fez o convite para organizá-las enquantocumpria, feliz, o meu estágio doutoral nas terras altas da Beira.As jornadas congregaram durante aqueles dois dias pesquisadores espa-nhóis, ingleses, portugueses e brasileiros para a discussão de alguns dos as-pectos fundamentais sobre essa modalidade de jornalismo, que está em desen-volvimento há pouco mais de uma década. Além dos artigos dos seis parti-cipantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo, JimHall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas importan-tes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado, MarcosPalacios e Paulo Munhoz.De um modo geral, os textos que integram este livro-coletânea refletema evolução do jornalismo digital em seu estágio denominado como terceirageração (MIELNICZUK, 2003)
1
. Ou seja, uma etapa em que os
sites
jorna-
1
Larry Prior (2002) caracteriza esta fase como terceira onda, numa periodização bastanteextensa, que abrange o início do processo de disseminação das informações jornalísticas a par-tir da tecnologia do videotexto. Ele localiza a primeira onda em 1982; a segunda, em 1992;e, a terceira, em 2001, prosseguindo até o momento atual. Para John Pavlik (2001; 2005) estaterceira fase seria correspondente ao jornalismo contextualizado. Já na caracterização de Lu-ciana Mielniczuk (2003), as três gerações são pensadas especificamente para os estágios deevolução dos
sites
jornalísticos no suporte digital. A primeira geração é a fase da transposiçãoou reprodução e, a segunda, é denominada como metáfora, quando os
sites
começam a empre-gar alguns recursos de interatividade, o hipertexto, entre outros. A autora classifica a terceirageração como webjornalismo. Porém, aqui, optou-se pela terminologia jornalismo digital deterceira geração, pois, consideramos mais abrangente, englobando os produtos jornalísticos naweb, bem como os recursos e tecnologias disponíveis para a disseminação dos conteúdos paradispositivos móveis, como celulares,
iPods
,
MP3
,
smarthphones
, entre outros.
Jornalismo Digital de Terceira Geração,
1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário