Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Significados Simbólicos da Maçonaria













O Termo Maçonaria tem origem provávelmente do francês “Maçonnerie” ou do inglês “Mansory” e significa constução que é realizada pelo Maçom, o pedreiro. Portanto falamos de construtor aquele que trabalha para erguer uma edificação. No início da Idade Média, surgiram diversas associações de artífices, divididas por especialidades, conhecidas na Alemanha como Guildas. Cada grupo guardava os segredos de sua profissão. O termo Maçonaria passou a designar no final desse período como o grupo especializado em construções, formando pedreiros especializados. Essa especilidade exigia conhecimentos matemáticos além de muita destreza para trabalhar a pedra..... O símbolo usado primeiramente foi a Mão Humana. A tradição dos construtores possuíam segredos e símbolos que remontavam à antiguidade. Fundiram práticas e tradições de povos antigos (egípcios, hebreus, caldeus, fenícios, gregos, romanos, bizantinos). Os maçons desse período são chamados operativos por realizarem trabalhos manuais.
Nos simbologismos maçônicos “ A mão “ é um símbolo das ações humanas; mãos puras simbolizam ações puras, e mãos impuras ou sujas simbolizam ações impuras. A mão lembra o triângulo que faz todo o movimento de 360graus. Usando o símbolo do triângulo que significa: a “divindade” que encontramos em muitas das antigas religiões. Entre os egípcios, foi um símbolo de natureza universal, ou de proteção do mundo pelas energias de criação feminina e masculina.
Origens da Maçonaria:
Seria muito vago tratar da origem da Maçonaria neste espaço porque ela requer um estudo mais aprofundado sobre as outras religiosidades que usaram muitos símbolos ao longo de Eras do Paleolítico até o século XVI quando a Maçonaria passa de operativa para especulativa. A transformação na estrutura da Maçonaria ocorreu no século XVI, com o renascimento cultural na Europa (Renascimento, Humanismo e Revolução Científica). O desenvolvimento da arquitetura e da matemática acabou tirando dos pedreiros o monopólio da arte de construir. Nessa época, os conhecimentos operativos acabaram cedendo aos especulativos. Os novos maçons eram numerosos em diversas associações. As corporações inglesas se mantiveram tradicionais até o século XVIII, mantendo seus rituais e simbolismos.

A Maçonaria se desenvolveu como uma fraternidade, funcionando de forma similar a um Estado, com legislação própria e hierarquia, onde cada maçom possui liberdade de pensamento.
O período da Maçonaria especulativa foi rico na invenção e criação de tradições, devido às rápidas transformações sociais que incluíam mudanças nos costumes e na divisão do poder. Neste período surgem outras organizações como Rosa-Cruz e Iluminati. Importante dizer que os 4 elementos da natureza reconhecidos hoje são carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio.
Símbolos que achamos importante neste momento.
ESQUADRO: Instrumento que compõe a tríade Esquadro, Régua e Compasso, também, denominado de Jóias. O esquadro é usado desde tempos muito antigos para a construção. É símbolo de equilíbrio e harmonia. Para o maçom, o instrumento simboliza a retidão, limitada por duas linhas: uma horizontal, que significa a trajetória a percorrer no mundo físico; e a outra vertical, que significa o caminho para cima. Ambas as hastes não têm ponto final, já que a primeira simboliza o determinismo, o destino, a obrigação em percorrer um caminho conhecido, enquanto a outra vertical, que significa o caminho para cima. Ambas as hastes não têm ponto final, já que a primeira simboliza o determinismo, o destino, a obrigação em percorrer um caminho conhecido, enquanto a outra se dirige ao Cosmos, ao Universo, ao Infinito, à deus...
RÉGUA: Instrumento de medida, símbolo de Retidão, método e lei. É um emblema para a disciplina, a Moral, a Exatidão e a Justiça, além de fazer parte da trinca de objetos sagrados, juntamente com o esquadro e o compasso. É a régua que, na marcha do Aprendiz, simboliza seus passos quando entra no Templo, dados em linha reta e em direção ao Oriente.
MÃO: Símbolo do poder, da perícia, da vontade e dos sentido, as mãos ocupam lugar de importante destaque na Maçonaria. É por meio delas que se fazem os reconhecimentos, as posturas em Loja, a abertura do Livro Sagrado, o trabalho construtivo, a união na Cadeia de União, a defesa através do manejo da Espada, a condução dos fluidos para beneficência, entre outras tarefas. Para entrar na Maçonaria, o candidato não deve apresentar-se sem as mãos.
ILUMINADO: Também conhecido como “Illuminati. Entre os grupos, que adotam este nome, os que mais se destacam são os históricos Iluminados de Avignon, na França, que atuaram no ano de 1770, e os da Baviera, em 1789. Na Maçonaria, o termo aplica-se ao neófito que sai da Câmara das Reflexões, porque, em seu renascimento, se diz que seu corpo “transpira a Luz recebida”.
OLHO: Um símbolo importante que está inseridi dentro da Loja, localizado num triângulo ou delta luminoso que está acima do Trono do Venerável Mestre. Significa a presença ante deus e sua onisciência, sua vigilância divina que registra cada ato que o ser humano prática. Na Maçonaria, usa-se a imagem de um olho sem distinção se é esquerdo ou direito. Esotericamente falando, simboliza o terceiro olho, ou da visão, um órgão puramente espiritual, semelhante ao dos humanos e , ao mesmo tempo, diferente, já que é estabelecido que deus não se manifesta com padrões humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário