Significado do trabalho [ editar ]
Existem várias interpretações para o trabalho. A mulher pode ser vista como uma fêmea poderosa, liderada pelo porco, que pode ser vista como uma imagem do homem, em estado bestial, submisso e ignorante, mantida sob controle pela mulher. O porco com cauda dourada também pode ser visto como uma alegoria para o luxo , ou mesmo como um animal do diabo , [1] um símbolo de fornicação, conduzindo a mulher em cegueira . Em todo caso, o trabalho representa a visão de Rops da mulher de seu tempo: uma femme fatale que era cada vez mais assertiva , implacável e sedutora . [5]"Ela era o animal humano retratado cruelmente por Félicien Rops como" Pornokrates ", regente de " Pornocracy " de Proudhon , uma criatura cegamente guiada por um porco, o símbolo de Circe , o representante bestial de todo o mal sexual". [6]
A mulher e o porco estão andando em cima de um palco de mármore , [7] com um friso representando quatro alegorias das artes: escultura, música, literatura e pintura. As belas artes são retratadas como figuras masculinas clássicas e cinzentas , parecendo desesperadas. Isso pode ser interpretado como a vitória da sensualidade e do erotismo da arte que Rops e seus contemporâneos do movimento Decadent criaram, em contraste com o tédio da arte acadêmica daquela época. [4]
O título também pode se referir ao conceito de pornocracia , um período na História do papado durante a primeira metade do século 10, onde os papas foram fortemente influenciados por uma família aristocrática corrupta, os Theophylacti . Pierre-Joseph Proudhon publicou em 1875 o seu tratado anti-feminista La Pornocratie les femmes dans les temps modernes , três anos antes de Rops trabalhar no seu Pornocrates .
Um dos primeiros proprietários da obra foi o jurista belga e colecionador de arte Edmond Picard . [8] Pornocrates foi recebido com indignação e escândalo durante a exposição de 1886 do Cercle des XX , um grupo de arte ao qual Rops pertencia. [8]
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