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quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prós e contras de publicar o seu livro na Internet

Prós e contras de publicar o seu livro na Internet

The New York Times News Service / SindicatoThe New York Times News Service / Sindicato

Não muito tempo atrás, um aspirante a escritor de livros rejeitado por editoras tradicionais tinha apenas uma alternativa: bancar a própria publicação. Por cinco mil ou 10 mil dólares, às vezes muito mais, ele conseguiria que seu manuscrito fosse editado e publicado, desde que concordasse em comprar muitas cópias, geralmente pelo menos alguns milhares. Os livros normalmente acabavam na garagem.
A tecnologia digital mudou tudo isso. Um escritor recusado por editoras tradicionais – ou mesmo que esteja evitando trabalhar com elas – agora tem uma série de opções. Entre elas, a autopublicação de um manuscrito em formato de e-book; a autopublicação por meio de empresas que imprimem sob demanda, dentro de um esquema em que um livro em brochura ou capa dura são impressos a cada vez que são comprados; e a compra de uma variedade de serviços, desde a edição e o design até o marketing e a publicidade, junto a empresas de autopublicação assistida.
"De muitas maneiras, lembra uma espécie de Velho Oeste – as pessoas inovadoras podem fazer coisas extraordinárias", disse Mark Levine, cujo próprio livro autopublicado, "The Fine Print of Self-Publishing" ("A autopublicação trocada em miúdos", em tradução livre), já está em sua quarta edição.
A publicação digital e impressão sob demanda reduziram significativamente o custo de produção de livros. O crescimento fenomenal de e-readers e tablets expandiu enormemente o mercado de e-books, que podem ser autopublicados com pouco ou nenhum custo. Os escritores que se autopublicam tendem a controlar melhor os direitos de seus livros, a definir o preço de venda das edições e a receber uma porcentagem maior pelas vendas.

http://noticias.r7.com/economia/noticias/pros-e-contras-de-publicar-o-seu-livro-na-internet-20120827.html

Primeira grande vitória do CPERS: AL aprova por unanimidade Fundo para educação



Primeira grande vitória do CPERS: AL aprova por unanimidade Fundo para educação

Foi aprovada, por unanimidade, na tarde desta terça-feira, dia 12, a PEC 226/2013, de autoria do deputado Raul Carrion, líder do PC do B, e mais 40 deputados, a criação de um Fundo Estadual para o Desenvolvimento Social, a ser constituído pelas receitas recebidas da União, decorrentes da exploração do petróleo e do gás natural. O Fundo destina 75% de seus recursos para a área da educação e 25% para a área de saúde.
Logo que após tomar posse, a nova direção do CPERS fez questão de colaborar com a discussão e a elaboração do projeto. No plenário da Assembleia Legislativa, momentos antes da votação, representantes de movimentos estudantis como UNE, UJS, UBES e UMESPA e diversos parlamentares manifestaram seu apoio à aprovação do projeto.
Para Helenir Oliveira, presidente do CPERS, a aprovação da PEC representa a primeira grande vitória da nova gestão do sindicato. “Esse é o nosso primeiro grande passo para avançarmos na luta pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional no Plano de Carreira. Queremos garantir que os royalties do pré-sal sejam utilizados, prioritariamente, para isso”, afirma.
O governo do Estado tem até 15 dias para sancionar a PEC.


COMO POSSO PUBLICAR MEU LIVRO?

COMO POSSO PUBLICAR MEU LIVRO?


Editoras comerciais e prestadores de serviço
Quando você deseja publicar um livro, tem dois caminhos diferentes pela frente: a contratação de um prestador de serviços ou a submissão dos originais a uma editora comercial.
A diferença é mais ou menos como fazer compras em uma loja e pedir um empréstimo a um banco, ou seja, trata-se de dois tipos de negócio bastante diferentes mas com a infelicidade de se denominarem ambos “editores”.
Os editores que prestam serviço fazem tudo o que você deseja, porque os seus ganhos provém de vender os serviços de diagramação e impressão. Isso quer dizer que eles não avaliam os originais nem têm qualquer envolvimento com as vendas do livro, apenas transformam o original que você entrega no objeto livro.
Uma editora comercial funciona de outro modo, assumindo os riscos (entenda custos) da publicação. Isso quer dizer que há todo um processo de escolha, uma vez que os ganhos do editor comercial provêm da venda dos livros.
O editor comercial só sobrevive, portanto, se conseguir comercializar os livros que edita num mercado altamente competitivo e seletivo.
É crucial você entender que, se está pagando alguma coisa, não está lidando com uma editora comercial mas com uma prestadora de serviços.
Vantagens de uma editora comercial
Ter seu livro publicado por uma editora comercial tem uma série de vantagens.
A primeira delas já foi mencionada: você não precisa pagar nada pela preparação dos originais, revisões de provas, diagramação, composição, impressão, capa e acabamento.
A segunda vantagem é que você não precisa se responsabilizar pela comercialização (a distribuição em livrarias) nem pela divulgação para a imprensa. A noite de autógrafos é organizada e paga pela editora, assim como os catálogos, sites e listas de preços que informam clientes e livreiros sobre o seu livro.
A terceira vantagem é que, uma vez que um editor comercial resolva investir em você, pela própria lógica do negócio ele vai fazer o possível para divulgar o seu nome em simpósios, feiras de livros e todos os eventos de que a editora participar. É de seu interesse promover seus autores a longo prazo porque os verdadeiros ganhos de uma editora comercial em geral só acontecem com a reimpressão da obra (popularmente chamada de segunda edição), quando terão sido abatidos os custos todos da primeira impressão.
Uma quarta vantagem de ser publicado por uma editora comercial é o prestígio. É mais bem visto pela academia e pelo mercado em geral o autor ser selecionado por uma editora, especialmente uma editora com um nome conhecido, do que quando publica uma obra por conta própria.
Desvantagens de uma editora comercial
Tudo na vida tem dois lados. O reverso da moeda de uma editora comercial começa pelo seu modo de funcionamento. Essa é a editora parecida com um banco a quem você vai pedir empréstimo, lembra? Isso quer dizer que a editora comercial tem muito mais autores do que dinheiro para publicar, e que faz uma seleção rigorosa daquilo que aceita. Ou seja, é bastante difícil ser escolhido por uma editora comercial (mas não impossível! Veja como aumentar suas chances em seleção da editora).
A segunda desvantagem das editoras comerciais é que, visto que são elas que bancam todos os custos de produção e impressão, também são elas que decidem como ficará a capa, qual será o título do seu livro, quantas ilustrações entrarão etc. Em teoria, tudo isso é feito por profissionais que entendem do riscado. Na prática, muitos autores ficam um tanto insatisfeitos.
A terceira desvantagem é que, para uma editora comercial, a menos que você seja um figurão conhecidíssimo, o seu livro é apenas mais um entre vários. Um produto cultural nunca chega a ser tratado como um automóvel numa linha de montagem, mas é evidente que profissionais ocupados em fazer cinco livros diferentes por mês todo os meses têm uma atitude de envolvimento restrito com cada obra. As pressões da empresa para produzirem dentro de prazos determinados obriga essas pessoas a dedicar atenção, tempo e energia limitados a você.
A quarta desvantagem é que a editora detém o controle de todo o processo de comercialização e marketing, que nem sempre é o mais eficiente do planeta. Você pode ficar sabendo de uma livraria que gostaria muito de ter os seus livros, mas nenhum vendedor passar por lá oferecendo o título. Ou informar o departamento de promoções que haverá um congresso nacional em Santa Catarina sobre o tema de seu livro, e ninguém da editora tomar providências. Essa mesma falta de controle se estende à decisão de divulgar seu livro, dar-lhe um preço, reeditá-lo. Veja mais em como lidar com seu editor.
http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva2/index.php/como-posso-publicar-meu-livro.html

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