O “carro mil”, que na verdade apenas indicaria a cilindrada
do motor, virou
sinônimo de carro popular no Brasil, por conta de incentivos
tributários no início
da década de 1990. Ainda hoje, eles sofrem com o
preconceito de proporcionarem
pouco conforto e segurança irrisória, enquanto na
Europa eles representam
modelos econômicos de uso urbano. Aposta da Volkswagen
para ganhar mercado,
o up! chega ao Brasil para mudar essa imagem negativa, com
números para os
descrentes, mas também cobra caro por isso – entre R$ 26.900 e
R$ 41 mil.
Há dez anos, as vendas dos chamados carros “populares”,
representavam 57% do
mercado de automóveis, enquanto os veículos entre 1.0 l e
2.0 l chegavam a 43%.
Em uma década, o gosto e, principalmente, o poder
aquisitivo do brasileiro mudou. Em janeiro deste ano, os modelos “mil” foram
apenas 38% dos emplacamentos, ante 61% dos modelos
com maior cilindrada,
impulsionados por variações entre 1.3 litro e 1.5 litro
de lançamentos
recentes. No entanto, 2014 guarda mais novidades no
segmento de entrada. Além
do up!, o Ford Ka também deve contar com motor
1.0 litro de três cilindros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário