Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Moralidade Laica......


Resultado de imagem para Moralidade Laica





MORALIDADE DE LAICA
Por: Dra. Celia Moreno - Psicóloga e professora de Ciência Política
Twitter: @CeliaPma, Facebook: Atea Consciousness.

As crenças inculcadas por séculos, apoiadas pelos paradigmas judaico-cristãos, fazem com que muitas pessoas acreditem no mito de que "existe apenas uma base para a moralidade: a moralidade cristã". Imagine o que acontece então com aqueles que praticam outras religiões, eles não têm uma base moral? Ou os hindus que são politeístas. Aumentar isso é obviamente absurdo.
Especialmente quando alguns crentes religiosos ousam dizer que a moralidade deve ser baseada na crença em um deus ou na bíblia, o que para a evidência é totalmente ilógico e falso:
1. Deus criou o homem é totalmente antropomórfico, por isso é egoísta, egocêntrico e autocrático, se você não acredita no que condena: João 3:18, Marcos 16:16
2. Este deus também é caprichoso e aleatório, pois salva alguma pessoa de alguma doença enquanto condena milhares de crianças à fome ou sendo estuprada por padres.
3. Você não pode usar a Bíblia como base moral porque neste há passagens que incitam crime: o abate, o abuso de crianças e animais: 1 Samuel 15: 2, Joshua 6: 21-27, a violação: Genesis 19: 6, para a escravidão: Levítico 25: 44-46, etc.
4. A bíblia também contém argumentos contraditórios, por exemplo: veja 2 Samuel 24: 1 vs 1 de Crônicas 21: 1 é o diabo ou é Deus quem lhe dá as instruções ?! Êxodo 20:13 vs Levítico 20: 9, o mandamento está estabelecido não matar, ou Deus te manda matar? !!, etc.
5. A Bíblia é muito aleatória e subjetiva, porque é um compêndio de livros com visões diferentes, é baseada no pensamento mágico, na revelação de um ser imaginário.
6. A Igreja transmite os ensinamentos da Bíblia ea crença em uma divindade, tem escondido durante séculos crimes hediondos: homicídio (ver Papa Sérgio II), corrupção (ver o escândalo do Banco Ambrosiano) e pederastias (veja queixas relatos recentes de abuso sexual infantil).

Agora, qual é a base da moralidade secular (não religiosa)? Bem, podemos dizer que tem bases diferentes:
• Base de dados biológica: descobertas biológicas, especialmente em comportamento animal, dizem-nos que os primatas pode seguir regras sociais, ter empatia, demonstrar solidariedade, e se preocupam com o bem-estar do grupo, tudo isso por causa da necessidade para sua própria sobrevivência e a de sua espécie, como mostram os experimentos feitos pelo Dr. Frans De Waal e pelo Dr. Marc Hauser.
• base sociológica e psicossocial: us apontando para uma vida que se desenvolve na sociedade e pode construir civilizações, temos de viver pacificamente e harmoniosamente a se desenvolver como um grupo humano.
• Base de Psychological: As células espelhos nos tornar mais compreensivo, são a base de um comportamento com base na reciprocidade, solidariedade e compaixão que é a base para a máxima: "Não faça aos outros o que você não quer fazer com você ", e" tratar os outros como você deseja ser tratado "(isso, evidentemente, em pessoas mentalmente saudáveis).
• Base de dados de sociocultural: a riqueza cultural e o acúmulo de experiência e conhecimento, através da história, como o acordo sobre a aceitação de uma lista básica dos direitos humanos, depois de aprender deixada pela Segunda Guerra Mundial.

Redes 03: Há uma moral inata
https://www.youtube.com/watch?v=-Aks0rU5u_w

Nenhum comentário:

Postar um comentário