Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 5 de outubro de 2013

Ética e Moral.

A moral pode muito bem influenciar na busca ética, uma vez que ela pode influenciar as pessoas, e os estudiosos da moral são pessoas. Oras, se Fulano busca definir a moral perfeita, mas ao mesmo tempo é influenciado pela moral específica da sua sociedade de origem, Fulano possivelmente irá acabar por definir uma moral diferente da moral que Ciclano, em outro país e cultura, poderia definir. Daí parte uma qualidade do filósofo Bento de Espinosa, considerado um dos poucos que fugiu da moral do contexto em que vivia para definir uma Ética o mais absoluta e calculada o possível.

A ética não necessariamente influi na moral, uma vez que seu domínio depende muito do comprometimento intelectual dos envolvidos no conhecimento ético, ou seja: Assim como o antropólogo pode passar despercebido pelas linhas do tempo, a ética passa despercebida pelas decisões políticas e sociais de uma nação.
Curtir ·  ·  · Promover · há 29 minutos · 
  • Paulo Leonardo Castilho Pireshttp://universoracionalista.org/etica-e-moral/ trechos do texto.....
    universoracionalista.org
     Ética e Moral Suas relações e diferenciações Dentro do senso comum, existe uma ...Ver mais
  • Paulo Leonardo Castilho Pires O mesmo país que pode possuir filósofos de qualidade, que buscam definir a moral por meio da ética, não necessariamente é o país que acatará às definições desses filósofos, uma vez que o povo não nasce sabendo desses conceitos (deve ir buscá-los, caso queira), e além disso, essas definições não poucas vezes vão contra os interesses dos políticos, aliás, podem lhes ser extremamente inconvenientes. Fato é, podemos dizer, que os moralistas buscam definir o significado da ética como seus próprios valores morais, que eles buscam impor sobre o povo, sendo isso algo equivocado e oposto ao caminho mais correto: O de buscar definir os valores éticos com base na reflexão constante e racional, que é o método espinosano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário