Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

segunda-feira, 31 de março de 2014

Experiência Social e Alienação by Professor Por Michel Aires de Souza

Experiência Social e Alienação

by Professor
Por Michel Aires de Souza
313800_500709076634381_728407019_nNossa vida é determinada por pequenas ações, sem importância. Ações contingentes, efêmeras, tecidas, como um retalho monstruoso, sem sentido e finalidade, totalmente insignificantes.  Cada indivíduo na totalidade da existência é totalmente inútil e sem importância.  A totalidade que nos cerca e nos oprime torna tudo impune.  A força descomunal do todo nos torna nada.  Os governos surgem e caem, instituições surgem e desaparecem.  Passamos horas, dias, meses e anos agitados, consumindo, sonhando e vivendo na mesma vida monótona. Tudo é tão linear, tão vão.  Tédio, sofrimento, agitação, dor e alegria se nivelam na eterna permanência do social.  Enquanto uma classe oprime e usufrui, a outra como Sísifo trabalha inultimente perpetuando sua escravidão.  De fato, tudo é insignificante, nada se modifica, apesar de pensarmos que nossa vida muda.  A realidade cotidiana e a nossa existência se igualam na ordem do todo. Cada dia, cada ato, cada amor, cada trabalho apesar de parecerem diferentes, são sempre iguais.  É inútil toda teoria, é inútil toda verdade, o que permanece é o rolo compressor da realidade que esmaga todo idealismo, todo desejo e todo o sonho.
         A alienação aparece na história da civilização quando o homem separa-se de sua atividade social e humana. A sociedade não é uma entidade abstrata separada do indivíduo, mas é uma extensão dele. São os indivíduos que constroem a realidade a partir de seu trabalho.  São as condições materiais de existência que definem quem nós somos. Quando há uma cisão entre o trabalhador e o produto de seu trabalho o indivíduo separa-se da sociedade, torna-se alienado. Mas hoje os homens não se encontram alienados apenas de seu trabalho, encontram-se alienado de sua própria experiência social. Significa dizer que as relações de dominação impedem os indivíduos de terem domínio sobre suas próprias vidas.  Para o sociólogo François Dubet a experiência social é uma forma dos indivíduos construírem o mundo. Essa construção se dá subjetivamente como representação do que é vivido e objetivamente como reelaboração crítica, como reflexão de indivíduos que julgam sua experiência redefinindo sua vida (1994, citado por Wautier, 2003).
            Na sociedade do capitalista os indivíduos não conseguem pensar criticamente sua vida e muito menos viver de forma autêntica.  Os nossos dramas, os nossos conflitos, as nossas frustrações, a nossa inseguranças e nossos medos são em grande parte causados por nossas circunstâncias sociais ou pelos valores de nossa sociedade que se encontram ameaçados. Nossa personalidade e estrutura de pensamento são reflexos das estruturas institucionais que nos governam. Mills (1969) já dizia que só podemos compreender nossa vida mais íntima, nossos circunstâncias, dificuldades e fracassos se formos capazes de conhecer nosso cenário histórico.   Os indivíduos geralmente possuem uma falsa consciência de sua vida, uma vez que não conseguem pensar e compreender as forças que determinam sua existência e comportamento. Compreender as estruturas e instituições que determinam nossa existência na sociedade é imprescindível para o conhecimento do que somos.
          O que impede os indivíduos de compreenderem suas vidas e as estruturas que os governam é racionalidade opressora do todo. As relações de dominação impedem os indivíduos de terem domínio sobre sua própria experiência social.   A mentalidade do todo se impõe a subjetividade de cada indivíduo em particular.  As representações coletivas, a cultura e a lógica do capital desenvolvem as formas de consciência e as formas de experiência social.  Somos constrangidos desde criança a internalizar as representações, os preceitos e valores de nossa sociedade. Seguir horários, desenvolver certos comportamentos, adquirir certos hábitos e modos de ser, compartilhar sentimentos e valores são partes de nossa socialização.  A ação do indivíduo, sua experiência, sua identidade está integrada ao meio social.  A sociedade e suas instituições sempre prevaleceram sobre os indivíduos, formando aquilo que Durkhein chamou de consciência coletiva. O indivíduo é, portanto, historicamente determinando no interior das práticas sociais por sua cultura e sociedade.
           Contudo, não somos determinados apenas pela integração social, nossa vida também é determinada pela lógica do capital.  A experiência do indivíduo, sua ação, sua identidade está subjulgada pelas relações econômicas onipresentes. O indivíduo é obrigado a participar e se determinar num mercado concorrencial.  Sua identidade é vinculada ao status quo, ao poder de influenciar os outros a partir da sua posição na sociedade. As relações sociais são definidas em termos de concorrência, de rivalidades de interesses individuais ou coletivos.   Cada indivíduo na microestrutura social encontra-se submetido à racionalidade instrumental e a um cotidiano de relações efêmeras e  reificadas.  A busca irracional pelo dinheiro, a competição no mercado de trabalho, o consumo exacerbado, a busca de reconhecimento simbólico, o trabalho estafante do dia-a-dia, os entretenimentos idiotizados não permitem ao homem determinar sua própria experiência social como projeto, como determinação consciente. O indivíduo deixa de ser livre, impedindo de realizar suas potencialidades, sua autonomia e sua autodeterminação. Sua vida deixa de lhe pertence, assim como seu tempo, sua interioridade e sua autonomia.
              Na sociedade em que vivemos se encoraja, se promove e se reforça um estilo de vida consumista.  Hoje não vivemos tanto na companhia dos homens, mas dos objetos.  Baudrillard já havia nos alertado que o conjunto das relações sociais já não é tanto com seus semelhantes, mas com as coisas.  Tornamos-nos funcionais na medida em que vivemos no ritmo dos objetos e em conformidade com sua sucessão permanente. Assim como as crianças que vivem com lobos tornam-se lobos, assim os homens que convivem com objetos tornam-se coisas. O resultado disso é que nos relacionamos com outros homens do mesmo modo que nos relacionamos com as coisas. As relações humanas tornaram-se reificadas e as relações afetivas foram banidas do cotidiano.   No mundo da economia de mercado tudo se nivela, a cultura do capital se universaliza e torna-se totalitário, não há mais espontaneidade, necessidade e experiências profundas entre os seres humanos.   
        Hoje as mercadorias tornaram-se tão onipresentes em nossas vidas que ganharam significados de tal forma que não consumimos mais bens, mas consumimos signos de prestígio. As mercadorias transcenderam sua condição fenomênica, uniram-se a linguagem ganhando sentido simbólico. O que os indivíduos buscam nos objetos da sociedade do consumo são seus significados. As mercadorias tornam-se atraente na medida em que criam símbolos de poder, status e pertencimento.  Cada um busca no mercado os produtos que possam agregar valor e status a sua personalidade. A realidade tornou-se um desfile de moda. O indivíduo deve se adaptar a esse mundo onde tudo é moda e é consumido como moda.  Lipovetskky (2007) denominou o mundo do efêmero, o reino da frivolidade, das novidades e da fantasia.
            Na sociedade capitalista os indivíduos são seres genéricos, anônimos e só podem se constituir como sujeito na medida em que se tornem mercadorias.  Eles precisam agregar valor a si mesmo buscando produtos no mercado para que sejam melhores e desejáveis para seu grupo social ou para o mercado de trabalho.  Existe na sociedade uma luta simbólica por reconhecimento social. As diferenças entre os indivíduos surgem em função da posição que ocupam em seu grupo  ou em seu trabalho.  Algumas posições ou funções conferem prestígio, fama, dinheiro e poder. Isso significa que os indivíduos devem adquirir mercadorias, recursos, competências, conhecimentos, comportamentos para que sejam cada vez melhores como indivíduos. Segundo Bauman (2008) o ser humano rejeita sua própria incompletude e procura superar essa solidão de ser invisível num mar de mercadorias. Os membros da sociedade de consumo são eles próprios mercadorias de consumo, e é a qualidade de ser uma mercadoria de consumo que os tornam membros autêntica dessa sociedade.
         Como podemos notar a racionalidade do todo impede o indivíduo de construir sua vida com autonomia e lhe tira atividade crítica, que lhe permite pensar a si mesmo como autor de sua própria existência.   A alienação, portanto, se aplica a essa incapacidade do agente ser dono de sua própria experiência social, uma vez que as relações entre os indivíduos são relações reificadas. Sua vida está determinada pelas estruturas sociais e pela lógica do capital. Dessa forma, a subjetividade percebe o mundo como obstáculo à plena humanidade.   “As relações sociais são percebidas em termos de obstáculos à expressão dessa subjetividade” (WAUTIER, 2003, p.181).
          A racionalidade instrumental cria um mundo onde as escolhas já estão pré-definidas. “A alienação se entende como privação da capacidade de ser sujeito, pela reificação das relações sociais; entende-se como desencantamento que esvazia a experiência social do seu sentido, através da racionalidade instrumental” (WAUTIER, 2003, p.184).  A grande consequência disso é a perda da autonomia do indivíduo. A racionalidade do capital eliminou qualquer tentativa de ruptura. O aparato produtivo e as mercadorias se impõem ao sistema social como um todo impedindo os indivíduos de serem sujeitos autônomos.  Por estas razões, a consciência foi naturalizada pelas formas de domínio social.
 Bibliografia
 BAUDRILLARD, Jean.  La société de consommation: ses mythes, ses structures. Paris: Edition Danoël, 1970.
 BAUMAN, Zigmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008.
 MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.
WAUTIER, Anne M. Para uma sociologia da experiência. Uma leitura contemporânea: François Dubet.  Sociologia. Porto Alegre, ano 5, nº 9, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/soc/n9/n9a07 >  Disponível em  acesso em Fevereiro de 2013.
Professor | 27/02/2014 às 20:34 | Categorias: Filosofia | URL: http://wp.me/p7uL0-SY

APOIO ÀS VÍTIMAS: MEMÓRIA TRAUMÁTICA, Boris CyrulnikConferência naU...

APOIO ÀS VÍTIMAS: MEMÓRIA TRAUMÁTICA, Boris Cyrulnik
Conferência naU...
: MEMÓRIA TRAUMÁTICA, Boris Cyrulnik Conferência na Universidade de N antes - re cortes da transcrição do vídeo :   http://webtv...

Debate: Collor X Lula 1989 (Completo)



domingo, 30 de março de 2014

1992 - Pronunciamento de Collor na TV antes do impeachment - completo .wmv



Debate no Senado: 'Débil mental!'...'E você é safado!'



Debate no Senado: 'Débil mental!'...'E você é safado!'



Dilma tu vais no mato pra cagar, e acende velas na tua casa?



Dilma tu vais no mato pra cagar, e acende velas na tua casa?



Imperdível: Pedro Simon comenta a união Marina-Campos



Palavra Cu...........

Cu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Wikcionário
Wikcionário possui o verbete cu.
'CUCu ou cu podem se referir a:
Em química
  • Cu, símbolo do elemento químico cobre
Em anatomia
  • Cu, termo chulo e vulgar para ânus
Em botânica
Em malacologia
Em informática
  • .cu, código ISO 3166-1 alpha-2 de Cuba, e portanto também o seu domínio de topo
  • cu, código ISO 639-1 para o eslavo eclesiástico
Em outras línguas
  • CU, abreviação em inglês para "até logo" (see you), utilizada principalmente em chats na Internet
  • Cu, nome da letra Q em espanhol
Diversos
  • Cu, o fundo da agulha, o orifício por onde passa a linha
  • Cu, parte inferior dum poleame oposta à cabeça, por onde passa o cabo
  • Os Cus de Judas, livro de José Lobo Antunes sobre a guerra colonial

Senador chama Dilma de mentirosa Lula de Sem Vergonha e humilha Renan Ca...



FORO DE SÃO PAULO: LULA E DILMA REVELAM SUAS MÁS INTENÇÕES SOCIALISTAS



LULA REVELA DETALHES DE SUA ASTÚCIA MANIPULADORA ASQUEROSA



Simbologia dos Signos

Religião e Ateísmo.O mundo não está desse jeito por causa de 2,3% de ate...



Formando Professores de um País Sério.........

Sustentando a Corrupção e o SISTEMA..........

https://plus.google.com/u/0/photos/102282969087938209506/albums/5996614251985842769/5996614256011922914


Gato recebe BOLSA FAMILIA.......

http://www.folhapolitica.org/2013/12/gato-recebe-por-sete-meses-beneficio-do.html

A farsa do Espiritismo e de Chico Xavier



PADRE REVELA O SEGREDO DO CATOLICISMO GUARDADO A 7 CHAVES



Fraude das Urnas Eletrônicas......

https://www.epochtimes.com.br/especialistas-afirmam-sistema-urna-eletronica-brasileira-passivel-fraude/


O sistema como Manipulador.......

assiste aí
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
verei depois estou baixando um do Francisco o Papa do fim do mundo......
Pela sugestão..... Não está em sair daqui pois o MUNDO obedece o SISTEMA e é isso que deve ser MUDADO...... A República aqui não deu CERTO assim como EM MADRID não deu CERTO a MONARQUIA..... O capitalismo é um degrau para baixo, que está sendo usado pelos JUDEUS AMERICANOS.....
Estamos mais endividados do que NUNCA.... Em Veja desta semana a COISA está PRETA para DILMA/LULA..... Preta de Petrobrás
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
preta mesmo, de petróleo
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
mas mais densa e fétidA
é um dos MOTIVOS que criei a comu.... Republiqueta Bolivariana e Cubana do Brasil S/A......
Os Petralhas estão de olho em 3 cabeças......
Aécio,Marina, e Eduardo Campos.....
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
tomara que desta vez sejam inteligentes os 3 tem que se apresentar com o mesmo objetivo, moralizar este país
As Urnas Eletrônicas são FRAUDULENTAS......
O Sistema comanda entre 2 cabeças que figuram entre 3.....
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
então quem tem a máquina domina?
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
duvido muito, ganham porque fazem politica de compra terceirizada de votos, enchem o povão de ignorância e pagam bolsa de tudo quanto é tipo!
As bolsas são um MECANISMO para controle SOCIAL..... para que eles tenham CONTROLE do PUEBLO......
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
pois é
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
e o restante da população porque não reage
ZUMBIS....
os Mayas guardavam este SEGREDO bem como os KAHUNAS...... Para os Mayas existia um VÉU.... e isso é a YLUSÃO Humana...... Acreditar no que não existe é uma forma de ficar dentro do [ ] que aqui no caso serve como um ESPELHO pois tem uma dualidade..... O Povo acaba entendendo de uma outra FORMA por isso é manipulado.....
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
pois é e este véu também é mencionado na bíblia na vida de Jesus
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
este véu é mais espesso e complicado do que parece ser
Vc fala sobre o NT???
Sim trata-se do [ ]
O País das Maravilhas tem Pão e Circus de ROMA
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
sim o NT destaca-se a vida de Jesus
Também não é bem ISSO....
Yesus= Porco
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
Jesus é bem diferente de Yesus
ele é um símbolo representa exatamente o que sempre digo...... [ ]
Quem fala é o Edson ou Val??
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
Edson
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
hoje to de dono do face
o que falei é de que trata de MITO....
o [ ] é dualidade = Medo = Mito
o NT surge como ele se tornou... no século IV a V..... antes não existia.....
Para entender o que falo deveria ter em MENTE sobre as linguagens USADAS como plano de FUNDO
Portanto Yesus é PORCO mesmo..... como dualidade que ele é não é um ANIMAL....
Trata-se de simbologia....
O “SUS” DO NOME JESUS QUER DIZER PORCO, ASSIM NO NOME JE- ZEUS+ SUS QUER DIZER: DEUS PORCO (latim); Iesoús - Os romanos traduziram este nome, dando a este o sufixo masculino em Latim “-VS” (-us), ou seja: Iesús (IESVS). No Século 14 as letras iniciais "I” foram alongadas de modo a distinguí-las da letra "l" em “Iesús” (jesús). A palavra "Je-SUS" é pronunciada como "Gi-SUCE" na lingua latina, e surgiu da palavra ou nome em Latim "Ie-SUS" que se pronuncia assim “ii-SUCE”. O sufixo para esta palavra é o mesmo para a palavra em Latim “PORCO” ou "SUÍNO". Excluindo-se a palavra ou nome grego, está palavra em Latim para a palavra PORCO é “SUS” e é identica quando escrita ao sufixo em latim a transliteração em português (e também em inglês) “Ie-SUS” e a “Je-SUS” ou seja “SUS” que se pronuncia “SUCE” ou “ZUS” em inglês e português! Em latim a palavra “SUS” significa “SUÍNO” ou “PORCO”, e também possui o mesmo som do sufixo grego tal como na palavra ou nome "Ie-SOUS" , que se pronuncia "SUCE".
A maior aberração de tudo é o LATIM
Para prender o Pueblo é necessário 3 aspectos......
Cerimônia,Ritual e Promessa não cumprida......
este é um dos mecanismos de ALYENAR o Pueblo
Nós que pagamos o PREÇO dos Americanos.......
A Impressão dos Americanos também não é REALIDADE.......
Che com VARA.....kkkkao [ ]
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
hehe
Os americanos já estão mais endividados do que NUNCA
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
mas é algo em se pensar, afinal é uma incrível diferença do pensar e da cultura, com seus pontos fracos e fortes
Aqui estamos indo para uma REPUBLIQUETA
do que está falando??? do Yesus??? ou do filme??
Description: https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/t1.0-1/c13.4.48.48/s32x32/530821_103566236475824_1389378808_t.jpg
do filme
Os valores do Americano está sendo o que estamos fazendo
CONSUMIR.......
e olha que já consumi bastante na HELP
Yesus como está hoje.. não é a realidade.....
Yglezya= ORGIA
ou seja Reunião Orgiástica
e O PORCO significa isso......
a Origem da Religião Ocidental tem como Princípio a ORIENTAL....... HINDU......
e os MAYAS herdaram isso também
de Abraão trata-se de mais de 200milanos
Ibrahim é = ao que????
[ ]
que é = ao SISTEMA

A Era de Francisco O Papa do Fim do Mundo





O Papa católico Francis Bergoglio foi nomeado como principal réu acusado em um caso de tráfico de criança, envolvendo órfãos católicos. Papa Francisco será solicitado para defender o seu papel no tráfico durante a guerra suja da argentino 1970. Neste caso de crianças órfãs de presos políticos foi definido para o julgamento, em 31 de março de 2014 em um Tribunal Internacional de Bruxelas.

Uma testemunha concordou em sair do esconderijo na Espanha para testemunhar contra o Papa Francis.

 o funcionário público levou extensas notas de reuniões entre o agora-Papa Francisco e Junta militares funcionários. Quem é o verdadeiro Papa católico Francisco - um demônio ou um anjo?

Pope Francis with former Pope Benedict
Segue na Fonte: 

http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/2014/03/papa-francisco-envolvido-em-trafico-de.html

Bento XVI e o Tribunal Internacional.......

Queixa no TPI contra o Papa por ocultar abusos sexuais

por DN.pt25 fevereiro 201130 comentários
Dois advogados alemães apresentaram uma queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Vaticano. O tribunal terá de decidir se acusa Bento XVI de "crimes contra a humanidade". Se isso acontecer, será a primeira vez que um Papa é processado pelos tribunais civis.
Segue na Fonte:


http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1792894&seccao=Europa

DILMA RECEBE ESCULACHO DE BRASILEIRO QUE MORA NOS E.U.A.



Ministra chama Dilma de 'PRESIDENTA LULA'



Ministra do Planejamento chama Dilma de "presidenta Lula"



May and Madison - Top Gear Outtakes - BBC



Classic car rally challenge day 2 - Top Gear - BBC



Classic car rally challenge part 1 - Top Gear - BBC



Grosser vs. Corniche: Old Car Challenge Part 2 - Top Gear - BBC



Grosser vs. Corniche: Old Car Challenge Part 1 - Top Gear - BBC



Top Gear : Car Darts!! - Top Gear - Series 4 - BBC



The Smallest Car in the World at the BBC - Top Gear - BBC



Volkswagen People's car project, Hover Car, the flying two-seater



Solowheel Instructions (2013)



Solowheel Instructions (2013)



Honda 3R-C Concept



Nova Kombi - Volkswagen Microbus Concept



Nova Kombi - Volkswagen Microbus Concept



Nova Volkswagen Kombi 2014 Preview



Nova VW Kombi 2015



VW Kombi - Seleção de Imagens - VolksWagen Type2 T1 Split KOMBI Microbus



Nikola Tesla ★ Cold Fusion Unlimited Power Secrets - Free Energy The Rac...



Kombi Barndoor 1954 ao estilo Califórnia #episódio2



Kombi 1958 é a mais antiga feita no Brasil #episódio3



sábado, 29 de março de 2014

O último desejo da Kombi

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/o-%C3%BAltimo-desejo-da-kombi-210859345.html


O último desejo da Kombi


Estrelas Maciças que formam uma NEBULOSA...



23 horas · 
Esses objetos são NGC 6188 e NGC 6164. A primeira coisa que você reparou na foto foi, provavelmente, a nebulosa NGC 6188.
Localizada a constelação Ara, quase 4.000 anos-luz de distância, esta nebulosa particular tem uma fantástica semelhança com um par de "dragões lutando". Esta nebulosa reside dentro do aglomerado aberto NGC 6193, que é visível a olho nu e responsável pela iluminação dos contornos dos "dragões lutando".
Esta é uma estrela formando a nebulosa e ela é esculpida pelas estrelas maciças, jovens que recentemente se formaram aqui, algumas têm apenas poucos milhões de anos. Essa centelha de formação provavelmente foi causada quando o último lote de estrelas se tornaram supernovas.
No caso se você a perdeu, na parte inferior direita da imagem, há outra nebulosa, NGC 6164. Esta é uma nebulosa de emissão a rara. Esta nebulosa foi criada quando uma estrela massiva se tornou uma supernova.
Esta imagem se estende por cerca de 70 anos-luz, e a essas distâncias, esta região maciça aparece sobre o tamanho de duas luas cheias.

São Lula Nordestino......

Telescópio......



Telescópio Astronômico Zenit 800x60 Com tripé 10x de R$ 27,39. Frete Grátis Sul e Sudeste
CJSTORE.PRODUTO.RAKUTEN.COM.BR

Impactos nos Oceanos.....

Link permanente da imagem incorporada

Serviços ambientais e impactos nos oceanos em destaque no Capital Natural: Hj, às 21h30!