Curta: Ciência e Astronomia
Esses objetos são NGC 6188 e NGC 6164. A primeira coisa que você reparou na foto foi, provavelmente, a nebulosa NGC 6188.
Localizada a constelação Ara, quase 4.000 anos-luz de distância, esta nebulosa particular tem uma fantástica semelhança com um par de "dragões lutando". Esta nebulosa reside dentro do aglomerado aberto NGC 6193, que é visível a olho nu e responsável pela iluminação dos contornos dos "dragões lutando".
Esta é uma estrela formando a nebulosa e ela é esculpida pelas estrelas maciças, jovens que recentemente se formaram aqui, algumas têm apenas poucos milhões de anos. Essa centelha de formação provavelmente foi causada quando o último lote de estrelas se tornaram supernovas.
No caso se você a perdeu, na parte inferior direita da imagem, há outra nebulosa, NGC 6164. Esta é uma nebulosa de emissão a rara. Esta nebulosa foi criada quando uma estrela massiva se tornou uma supernova.
Esta imagem se estende por cerca de 70 anos-luz, e a essas distâncias, esta região maciça aparece sobre o tamanho de duas luas cheias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário