Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Exposição na Assembleia Legislativa sinaliza os 190 anos de colonização alemã no Brasil

CULTURA
Exposição na Assembleia Legislativa sinaliza os 190 anos de colonização alemã no Brasil
Luiz Carlos Barbosa* - MTE 5667 | Solar dos Câmara - 10:30-11/07/2014 - Foto: Divulgação
São Leopoldo é considerada como berço da colonização alemã no Brasil
São Leopoldo realiza exposição alusiva à colonização alemã a partir de segunda-feira
O município de São Leopoldo traz à Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro), a partir de 14 de julho, a exposição “São Leopoldo – Berço da Colonização Alemã no Brasil – 190 anos de história”, que retrata por meio de banners e objetos os quase dois séculos de colonização alemã no país. O público pode conferir o trabalho até o dia 18, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30. A entrada é gratuita.
Na exposição, estarão dispostas imagens dos acervos do Museu Histórico de São Leopoldo e do Museu do Trem, além de maquetes e uma locomotiva em miniatura. A seleção que compõe a mostra resgata também aspectos da tradição alemã pertinentes à música e à fé.
Considerada o berço da colonização alemã no país, a cidade de São Leopoldo foi fundada em 25 de julho de 1824 pelos 39 primeiros imigrantes que chegaram na região, contratados pelo Governo Imperial de D. Pedro I. Instalados na Real Feitoria do Linho-Cânhamo, às margens do Rio dos Sinos, os colonos e artesãos oriundos da Alemanha deram início ao desenvolvimento industrial da região, sendo o Vale do Rio dos Sinos conhecido como um dos principais polos econômicos do Estado até os dias atuais.
Destaque na educação, o grande número de escolas existentes nas picadas reduziu os índices de analfabetismo na colônia alemã. As Sociedades de Canto, de Atiradores e de Ginástica também fazem parte da herança cultural dos imigrantes. Em âmbito religioso, os evangélicos luteranos foram a maioria entre o grupo que fundou a cidade (33, contra seis católicos).
SERVIÇO
  • Exposição “São Leopoldo – Berço da Colonização Alemã no Brasil – 190 anos de história”
  • Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico)
  • De 14 a 18 de julho de 2014, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30
  • ENTRADA FRANCA
  • Informações: (51) 3210-2934 ou www.al.rs.gov.br
* Com a colaboração da estagiária Laura Pavessi
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/Default.aspx?IdMateria=293964

Nenhum comentário:

Postar um comentário