Peterson Firmo compartilhou a foto de Paulo Fernando de Figueiredo.
AULA RÁPIDA DE ECONOMIA (PERVERSA!) Abacatinho é um refrigerante produzido na Zona da Mata mineira, desde os anos 60, com fórmula aberta, sabor agradável e excelente aceitação entre os consumidores. Comercialmente, tem uma história parecida com a do Guaraná Jesus, sucesso no nordeste. Pois bem; sempre que vou a Ubá, onde tenho parentes, compro várias garrafas para consumo próprio e para doar aos amigos. Semana passada, rodei os supermercados da cidade e não encontrei mais o Abacatinho. No Sales e no Bahamas, as maiores redes de varejo da área, informaram que não vendem mais o produto. Um funcionário do Sales entregou: como as vendas do Abacatinho vinham "roubando" clientes da Coca-Cola na região, esta ofereceu uma negociação a preços irresistíveis, além de outros penduricalhos, tipo freezers, prêmios, prazos etc. A contrapartida: não vender mais Abacatinho. Os lojistas, é óbvio, aceitaram o jogo perverso. É assim que se mata a pequena indústria regional. O nome disso, em economês, é dumping. Prefiro chamar de sacanagem mesmo.
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