12 coisas a fazer no Shabat *
Rabino Adrián Gottfried
O Shabat Judeu tem sido denominado como um “oásis no tempo”. Esta dádiva celestial, “Terapia Divina”, se você quiser, é uma oportunidade única para uma renovação espiritual e psicológica que acontece toda semana — e é de graça!
Vivemos em um mundo cujo ritmo frenético produziu uma geração que sofre de cansaço crônico, esgotamento precoce e solidão. Embora muitas vezes nós atravessemos a vida com um comportamento relativamente alegre, somente alguns de nós tem a oportunidade de estabelecer relações significativas e intensas. Amizades e até mesmo as relações conjugais, muitas vezes são superficiais. Os avanços tecnológicos, que supostamente deveriam tornar nossas vidas mais fáceis, geralmente complicam nossa existência, se intrometendo até mesmo em nossos momentos mais íntimos e pessoais.
Observadores contemporâneos muitas vezes falam da necessidade de uma “qualidade de tempo”. O Shabat nos ensina que você não pode ter tempo de qualidade sem quantidade de tempo. O Shabat é um conceito cujo tempo chegou. Francamente, o mundo nunca precisou do Shabat tanto quanto hoje em dia. Nossa sociedade desesperadamente necessita de tempo para recuperar seu fôlego, para se olhar internamente, e não externamente, para ser introspectivo. Precisamos de uma oportunidade para abraçar nossos filhos, para olhar nossos esposos(as) no olho, e nos engajarmos em uma comunicação verdadeira, sem as constantes interrupções dos telefones, rádios, vídeos, e Power Rangers.
Apesar de todos os nossos louváveis avanços tecnológicos — walkman, pagers, telefones celulares, Internet, antenas parabólicas, etc. — nossa capacidade de comunicar diminuiu imensamente. De fato, os estudos indicam que a maioria dos pais americanos não falam com seus filhos mais do que 12 minutos por dia ( e assistem televisão 49 horas por semana). Nós, e nossas famílias, precisamos de “ tempo sagrado.” O Shabat nos concede isto, e muito mais.
Se nossa sociedade verdadeiramente desejasse por um fim a muito dessa violência e crime que aflige nossa nação, poderíamos implorar a nossos líderes para que legislassem o “Shabat”. Nosso país necessita desesperadamente de um tempo de 25 horas por semana para dedicar aos amigos e a família, sem distrações — um tempo para a ressurreição da infra-estrutura humana, e para curar os males da sociedade.
Foi dito, “ Mais do que os Judeus têm mantido o Shabat—o Shabat tem mantido os Judeus.” É um elixir da vida. É o maior presente de Deus à humanidade. Abrace-o; e prove o sabor do mundo que está por vir .
- *Shabat é a pronúncia do hebraico sefaradí moderno.
- Shabbes é a nostalgica pronúncia íidish-ashkenazí.
ACENDA SUA VIDA – COM O SHABAT
1 - Descanse estes ossos cansados- recupere seu sono
2 - Cubra sua família e amigos de amor. Tenha uma longa conversa com seu(sua) esposo(a)/ filhos/parentes/amigos...com aqueles que você praticamente ignorou durante toda a semana.
3 – Ponha para fora todas as inquietações e preocupações mundanas da semana de trabalho fazendo uma pequena oração por qualquer coisa ou por tudo.
4 – Refresque-se com algum vinho ( do Kiddush). Faça três deliciosas refeições de Shabat ( e saboreie a refeição).
5 – Vista sua melhor roupa sem se preocupar com as cinzas e a fumaça.
6 – Clareie sua mente. Desfrute o dia no qual até mesmo os não-fumantes te amam.
7 – Cante bem alto até cansar seus pulmões.
8 – Saboreie um bom livro – Judaico- sem interrupção, ou dê uma olhadela na parashá da semana quando ninguém estiver olhando.
9 – Passe a conhecer melhor alguém realmente muito importante – você.
10 – Faça seu cardiologista feliz. Areje seus pulmões – faça uma longa e prazeirosa caminhada.
11 – Analise as notícias Judaicas da semana com a família e os amigos.
12 – Faça visitas voluntárias aos pacientes nos hospitais.
Tenho um presente maravilhoso em meu tesouro,
e Shabat é seu nome – vá e conte ao povo sobre isto!”
Talmud, Tratado de Shabat 10 b
Parashá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Não deve ser confundida com a Porção semanal da Torá (Parashat HaShavua).
Parashá ,
Parshah ou
Parashah (no
hebraico פרשה porção no pl.
parashot ) é o nome dado à porção semanal de textos da
Torá dentro do
judaísmo.
Também são conhecidas como Parashat haShavuá (Porção semanal) ou Sidra ,e cada uma possui um nome geralmente derivada de suas primeiras
palavras no
hebraico. Geralmente o
judaísmo ao mencionar um texto da
Torá menciona este nome particular, e não capítulos ou versículos como o
fazem outras religiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário