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terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pesquisas e sua CREDIBILIDADE......


GLOSSÁRIO DE NOÇÕES ELEITORAIS E DE PESQUISA (PRIMEIRA PARTE)

23/07/2010
Por Agenor Gasparetto
Eleições: processo de escolha, mediante votação secreta, dos dirigentes e de representantes para cargos eletivos.  
Pesquisas eleitorais: método utilizado pelos institutos de pesquisa para sondarem, por amostragem, a predisposição de votar dos eleitores.
Função principal das pesquisas eleitorais: refletir a realidade num dado momento do processo sucessório. Trata-se de um corte, um flash com margem de erro, sendo esse conhecido. Como a realidade é dinâmica, nela atuando sujeitos e estando em confronto estratégias e ações visando capturar a intenção de voto dos eleitores, os resultados de uma pesquisa eleitoral tende a ficar progressivamente defasados. Uma pesquisa, aqui, equivale a função de um termômetro. Mede a temperatura. Todavia, não cabe ao termômetro uma função de cura, mas apenas de diagnóstico. Obviamente, um bom diagnóstico melhora e muito as condições de intervenção.
Função instrumental das pesquisas eleitorais: uma segunda função possível dos resultados de uma pesquisa eleitoral deriva de sua utilização com finalidade de propaganda. Aqui, mais importante do que a função de informação de um quadro diagnosticado importa sua presumível atuação junto a decisão do eleitor, induzindo-o a alguma forma de voto útil, ao voto ganhador. As principais formas dessa instrumentalização são: divulgação de pesquisas defasadas, que captaram uma realidade pretérita e que não permanece. Todavia, essa divulgação pretende reduzir a velocidade de mudança do quadro, retardando-a com a projeção como se fosse hoje um quadro de semanas anteriores. Uma outra modalidade é divulgar os resultados concernentes à expectativa de vitória como se fossem resultados de intenções de voto. Todavia, essa variável reflete principalmente volume de propaganda e não necessariamente intenções de voto. Pode ser até um bom indicador de poder (ou de abuso de poder) econômico num processo eleitoral. Como há uma predisposição de parte do eleitorado em não votar em quem não tem viabilidade (voto útil) ou para não perder o voto, a presença massiva da propaganda contribui para criar um clima de vitória.  Um outra modalidade é sonegar algumas informações, divulgando-as seletivamente. Por exemplo, não divulgar os resultados da estimulada e de rejeição se na espontânea é observado o melhor desempenho da candidatura interessada nessa divulgação. Uma outra modalidade, essa no âmbito da delinqüência,  é divulgar pesquisas falsas utilizando nome de algum instituto com credibilidade.
http://mauricioromao.blog.br/glossario-de-nocoes-eleitorais-e-de-pesquisa-primeira-parte/

[O Profeta Profeta]
http://2012easylusoesde1profecia.blogspot.com/2014/09/vc-acredita-em-pesquisas-eleitorais.html

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