Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

domingo, 19 de outubro de 2014

Os benefícios do amaranto - Bem-estar

Os benefícios do amaranto - Bem-estar 
VILAMULHER.COM.BR

amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite.
É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.
Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.
continua na FONTE: http://vilamulher.com.br/bem-estar/nutricao/os-beneficios-do-amaranto-11-1-70-188.html

A seguir, confira as dicas da nutricionista Marcele Policarpo.
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/06/25/conheca-oito-beneficios-do-amaranto-que-auxilia-no-emagrecimento/?topo=13,1,1,,,13
OITO BENEFÍCIOS DO AMARANTO
- Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten
- Auxilia na redução da pressão arterial
- Fonte de fibras, auxilia no controle da glicemia
- Ajuda a reduzir o colesterol
- Antioxidante, atua retardando o processo de envelhecimento
- Por conter 15% de proteínas e aminoácidos essenciais, é um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular
- Auxilia no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis
- Por ser fonte de cálcio biodisponível (o mais absorvido pelo organismo), é uma boa opção para ser utilizado por pessoas que possuem deficiência desse micronutriente.
AUXILIA NO EMAGRECIMENTO
O amaranto é uma ótima ferramenta para quem busca redução de gordura corporal, pois é rico em fibras solúveis, que aumenta a saciedade. Quando há consumo de fibras, evita-se a ingestão de comidas gordurosas e industrializadas que são prejudiciais à saúde. Como as fibras solúveis também são importantes para regular o funcionamento intestinal, ajuda a diminuir o inchaço abdominal.

Divulgação, Agência RBS
COMO INGERIR
Como o amaranto tem sabor ameno, pode ser incorporado a várias preparações como: sopas, sucos, saladas, bolos integrais, pães integrais.
ONDE ENCONTRAR
O amaranto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados.
QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA
A indicação do consumo varia de pessoa para pessoa e dos objetivos que cada um busca. Podendo variar o consumo para cada indivíduo – de uma a seis colheres de sopa por dia.
RECEITAS
Risoto de arroz integral e amaranto
Ingredientes
1 xícara de arroz integral
½ xí­cara de amaranto
1 xícara e ½ de cogumelo Shitake fatiado
½ xí­cara de alho-poró fatiado
1 colher (chá) de sal light
½ xí­cara de semente de girassol descascada
1 xícara de queijo tipo quark
1 colher de chá de açafrão
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o amaranto e o açafrão e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Em outra panela, acrescente o arroz, a água, o sal light e o óleo e deixe cozinhar em fogo brando. Adicione o alho-poró e o cogumelo shitake. Adicione o amaranto já cozido e misture bem.
Após a mistura ficar homogênea, adicione o queijo quark, misture bem e retire a panela do fogo. Acrescente a semente de girassol e sirva em seguida.
Rendimento: 5 porções de aproximadamente 4 colheres de sopa.
Valor calórico por porção: 130,7 kcal.
Bolinho de amaranto e espinafre assado
Ingredientes
1 dente de alho amassado
1 xícara de amaranto
½ xícara de aveia em flocos grossos
1 xícara e ½ de espinafre cozido e picado
3 colheres de sopa de farinha integral
2 xícaras de leite desnatado
2 fatias de ricota
1 colher de chá de sal light
1 colher de café de pimenta malagueta
Modo de preparo
Em uma panela com água, coloque o espinafre, tampe e deixe cozinhando por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo. Em uma teflon, doure o dente de alho amassado, junte o leite, o amaranto, a aveia e a farinha integral. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Acrescente o espinafre, o sal light e a pimenta e mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar a massa por aproximadamente 15 minutos. Após, separe com o auxílio de uma colher de sopa porções da massa. Aperte o centro e acrescente pequenos pedaços de ricota. Enrole em formatos de bolinhas. Unte uma forma e asse por aproximadamente 25 minutos.
Rendimento
12 unidades de aproximadamente 35g
Valor calórico por porção/ unidade: 65,65 kcal


Nenhum comentário:

Postar um comentário