Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Deus e o Estado........via Faceboooooooooo - Jeferson Nascimento Machado




Deus e o Estado

Jeferson Nascimento Machado

A muito tempo li esse livro de Bakunin, estava relembrando e resolvi repartir algumas considerações e reflexões. começarei com algumas questão: Deus está morrendo ou se metamorfoseando em dogmas ainda mais complexos? Muitos, isso desde de Nietzsche, falam sobre a morte desse deus cultural; porém será que ele morre ou simplesmente troca de nome? Outros ídolos nascem, isso pela fraqueza, parece que sempre o homem quer preencher as lacunas, isso nem que seja consigo mesmo. Um pensador, não me recordo bem quem, mas acredito que tenha sido Deleuze, disse que, "O homem retirou Deus do trono, porém não retirou o trono, preferiu sentar e tomar o lugar dele." Mas será que o homem realmente sentou no trono ou preferiu colocar o Estado nesse trono? E depois do Estado quem estará nesse trono? A economia? Possivelmente, mas e qual a mudança? Nada, pois ainda estaremos cultuando um Deus, e pior, isso em alguns casos, achando-se verdadeiros céticos da modernidade. E vocês como verem isso tudo?

Para Bakunin Deus nasceu do desconhecimento dos nossos antepassados, não havia uma resposta para o a origem do mundo e nem para a vida e o homem sempre busca respostas, busca significados. De toda essa busca de significados nasceu uma abstração: Deus.

Os que vieram depois desses inventores de deuses, sequer perceberam que deus era uma invenção de seus ancestrais. E então passaram a temê-lo tornando-se escravos de sua própria criação. Tempos depois alguns “espíritos corruptos”, criaram uma elite intermediária entre deus e homem, utilizando Deus para seu próprio proveito. Esses “Espíritos corruptos” ganharam um nome: clero. O clero fechou Deus dentro de uma jaula, monopolizou a fé e disse: Só irão ao céu através de nós, só nós temos a chave dos céus.

Quando a religião já não funcionar mais, como antes, a fé já está dando o seu ultimo suspiro, então passarão a impor deus através da espada (Estado). A espada é legitimada pela religião, o Estado é análogo ao modelo de hierarquização e autoridade. O Estado e religião são frutos da mesma podridão, uma idéia de verdade absoluta, tudo é auto-explicativo, nada deve ser contestado. O dogma já está posto, nada deve ser dito, pois o dogma é algo 'em si' mesmo, inquestionável.

Voltaire disse que: "se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo." Bakunin rebate-a: "se Deus existisse, seria preciso aboli-lo.", afinal, se Deus existe, o homem é escravo. O Deus de Voltaire é dominante e necessário para botar o homem nas rédeas, ou seja, o Deus de Voltaire é de fato o Estado.

A Revolução Francesa derrubou a Monarquia e Igreja. Mas não demoraria muito tempo para o Estado francês abrir as portas das igrejas e afirmar a moral absoluta do Estado. A educação ganhou mais importância, porém não educavam aos jovens e crianças para que fossem livres, outro sim, a escola tornou-se uma fábrica de bons escravos.

A idéia de nossos dias é que o Estado é laico, puro engano, há mais da igreja no Estado do que sonham nossos governantes. O Estado possui todas as características de uma Religião, ou ainda, de um Deus. Dentro dele há uma hierarquia, há rituais, há dogmas e outros por menores de ordem extremamente religiosa. O povo em geral agem como os fiéis de um Deus, de uma doutrina. Talvez com uma pequena diferença da religião moderna, logo que o culto (hino nacional) ao Estado é obrigatório, o Dizimo é obrigatório (impostos). O Estado possui seus hinos, seus louvores, seus feriados, seus mártires, seus livros sagrados(leis) e está cheio de discursos emblemáticos. Pois bem, o Estado como sendo a manifestação de Deus em sua potência mais elevada jamais será laico, o Estado é uma “religião universal”. Religião laica? Deus laico?

Este poder total, essa moral absoluta é enfiada goela abaixo em todos nós. Passamos a ver o controle e o poder total do Estado e igreja como absolutamente necessário. A moral não necessita mais ser discutida, logo que são verdades absolutas.

by ‪#‎JefNM‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário