É preciso dar asas à imaginação para projetar o mundo daqui a 100 anos. Para as mentes de 100 anos atrás talvez fosse ainda mais difícil, já que naquele tempo não existiam tecnologias que hoje fazem parte de nossa vida cotidiana. Isso fica bem evidente com a descoberta de uma coleção de desenhos futuristas de grande valor histórico de Jean-Marc Côté, entre outros artistas franceses, realizados entre 1899 e 1910, sob o título “França no ano 2000”. Muitas das imagens que compõem o acervo foram originadas de um grande acontecimento da virada do século: a Exposição de Paris de 1900. Dela participaram diversos artistas que, sob a influência da chegada de uma nova era, expressaram sua perspectiva do que seria o futuro.
Os desenhos misturam momentos de grande lucidez antecipatória, com alguns erros que, atualmente, parecem saídos de uma imaginação bastante inocente. Dentre os 87 trabalhos, podem ser observadas ideias recorrentes, como o domínio do mundo submarino (bastante mais avançado do que veio a ocorrer, já que o homem tratou de conquistar o espaço), a ideia de transportes voadores para uso cotidiano (transportes públicos, serviços de polícia, bombeiro, etc.) e as invenções mecânicas que reduziriam o esforço braçal no trabalho humano.
Veja abaixo alguns dos mais surpreendentes:
Fonte e imagens: Public Domain Review
http://www.seuhistory.com/noticias/como-pessoas-do-seculo-passado-imaginavam-o-mundo-atual-veja-em-imagens-feitas-por-artistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário