Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 4 de outubro de 2014

Exposição na Sala J.B. Scalco registra viagens protagonizadas por malas e sombras “Companheiras de Viagem: um diálogo entre malas e sombras”

Menu da Agência de Notícias





TV

Eleições 2014: história dos partidos políticos no Brasil a partir do regime militar
http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/Default.aspx?IdMateria=294782

CULTURA
Exposição na Sala J.B. Scalco registra viagens protagonizadas por malas e sombras
Luiz Carlos Barbosa* - MTE 5667 | Solar dos Câmara - 08:30-03/10/2014 - Foto: Estelita Branco e Sandra Fraga
“Companheiras de Viagem: um diálogo entre malas e sombras” entra em exposição no dia 6
A Sala J.B. Scalco recebe, a partir da próxima segunda-feira (6), a exposição fotográfica “Companheiras de Viagem: um diálogo entre malas e sombras”. O trabalho, de autoria de Estelita Branco e Sandra Fraga, traz como proposta apresentar um modo particular de ver e registrar percursos de viagens, protagonizados por malas e sombras. Em exibição até o dia 31 de outubro, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30, com acesso pela entrada principal da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro). Entrada franca.
As imagens foram clicadas durante viagens das duas porto-alegrenses, entre 2005 e 2013, dentro e fora do Brasil.
A ideia de retratar malas surgiu para Sandra durante uma viagem a Portugal. O desejo de fotografá-las decorreu do fato de sempre vê-las alinhadas a cada chegada e partida. Em seguida, a atenção foi deslocada para os lugares que a mala, companhia constante e testemunha silenciosa dos caminhos percorridos, ocupava nas viagens. 
Já a primeira sombra capturada nas imagens de Estelita deu-se em um parque de Amsterdam. A partir do “encontro” inusitado da artista com a projeção de seu semblante na grama, cada sombra era vista como um carimbo do seu corpo naquele lugar, gerado pela presença do sol ou de outra luz qualquer. Desde então, os registros se sucederam em diversos locais por onde passou, gerando uma coleção de performances.
As fotógrafas
Estelita Branco possui Licenciatura em Desenho e Plástica; Educação Artística e Mestrado em Antropologia Social pela UFRGS e Pós-graduação em Folclore pela FAMUPA. Fez diversos cursos e oficinas no Atelier Livre da Prefeitura, de 2000 a 2010. Participou de exposições coletivas em diversas cidades do RS e no exterior. Coordenou as exposições coletivas: Salamanca do Jarau: homenagem a Simões Lopes Neto; Recorte Étnico no RS; Correntezas: Arte e Literatura e Desdobramentos da Natureza.  Produziu exposições individuais no Centro Cultural Brasil Espanha, Centro Universitário Ritter dos Reis, Centro Cultural CEEE EV, Museu de Arte de Montenegro, Câmara Municipal de Porto Alegre e Atelier Livre da Prefeitura.
Participou das exposições Arte+Arte - Ensaios contemporâneos: Galeria Xico Stokinger/MAC, CCMQ, 2010; Miniarte de 2011 a2014; Mapeamento dos artistas do livro no RS, 2013; Livraria de artistas - exposição coletiva de livros de artista (2ª edição), Anexo da Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, 2014 e DE RAZÃO E (DE) CORAÇÃO - memórias de um espaço da casa: Museu Municipal de Caxias do Sul, jun-ago/2014. Obras no Acervo do Centro Brasil Espanha, Centro Cultural CEEE EV, Museu de Artes de Montenegro e Teatro Dante Barone da ALRS.
Sandra Fraga é graduada em Letras – Português e Espanhol. Possui Mestrado na área de Aquisição da Linguagem, pela UFRGS. Dedica-se à fotografia desde 2001, com cursos no núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS e cursos de Fotografia Digital na Câmera Viajante de Porto Alegre.  Participou de oficinas de Eletrografia e de Tecnologia Digitais com Mara Caruso desde 2004 e também realizou Curso de Arte digital Sistema da Arte em 2013 com Débora Aita Gasparetto, na Galeria Mamute. Participou da arte postal desde 2006 com trabalhos no Japão, Itália, Bélgica França, Espanha, Argentina, Brasil, entre outros. Faz parte de exposições coletivas Caminhada Urbana -  Espaço Sabor e Arte, 2005; A furna do Jarau – Usina do Gasômetro, 2006; Salamanca do Jarau: homenagem a Simões Lopes Neto – Centro Cultural CEEE, 2006; 185 anos da imigração alemã – São Leopoldo, 2009; Arte ao quadrado - Atelier plano B, Porto Alegre, 2010; NAVI - a exposição Arte Postal - Galeria do Centro Municipal Henrique Ordovás Filho, Caxias do Sul, 2012; Encaixando Arte - Atelier plano B, Porto Alegre, 2012; Recorte étnico no RS – Museu de Artes Visuais Ruth Schneider – Passo Fundo, 2012; Faces – Miniart – Buenos Aires, 2012; Imagine - Miniart – Porto Alegre, 2013; Únicos e Múltiplos: um mapeamento dos artistas do livro do RS – Paço Municipal  - Porto Alegre, 2013;  Correntezas - SESC – Uruguaiana e UPF – Centro de Eventos – Passo Fundo, 2013. Exposição Individual – Recuerdos de Montevideo – Café Negro e Bianco, Porto Alegre, 2008.
SERVIÇO
  • Exposição “Companheiras de Viagem: um diálogo entre malas e sombras”
  • De 6 a 31 de outubro de 2014
  • Visitação das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
  • Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico)
  • ENTRADA FRANCA
  • Informações: (51) 3210-2934 ou www.al.rs.gov.br
* com a colaboração da estagiária Laura Pavessi
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário