Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Inventor da pilha elétrica, ganha Doodle iluminado.........


18/02/2015 08h12 - Atualizado em 18/02/2015 09h55

Alessandro Volta, inventor da pilha elétrica, ganha Doodle iluminado

Anna Kellen Bull
por 
Da redação











Alessandro Volta foi um físico conhecido pela invenção da pilha elétrica. Nascido em 18 de fevereiro de 1745, na Itália, ele recebeu uma homenagem em um Doodle do Google pelo seu 270º aniversário, nesta quarta-feira (18). Além de atuar como professor, Volta foi nomeado como conde por Napoleão Bonaparte em 1810, em honra ao seu invento - a pilha - e ao seu trabalho no campo de eletricidade.
Alessandro Volta recebe homenagem no Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Alessandro Volta recebe homenagem no Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)
O Doodle "270º Aniversário de Alessandro Volta" é animado traz como protagonista a famosa pilha elétrica criada por Alessandro. Conforme o seu nível de energia sobe, as letras que formam a palavra Google se acendem aos poucos até que, finalmente, todas ficam completamente iluminadas. 
Alessandro Volta e a eletricidade
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio sempre foi apaixonado pelo estudo da eletricidade. Nasceu e foi educado em Como, Ducado de Milão, onde se tornou professor de física na Escola Real em 1774.
Em 1751, com seis anos de idade, ele foi levado pela família para a escola jesuítica, pois eles queriam que ele seguisse carreira eclesiástica. Contudo, em 1759, já com quatorze anos decidiu estudar física, e dois anos depois abandonou a escola jesuítica,  desistindo da carreira eclesiástica.
Em 1775 aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz eletricidade estática e a qual lhe é erroneamente creditada a invenção. Entre 1776 e 1778, também isolou o gás o metano, na época que estudava a química de gases, inspirado por um ensaio de Benjamin Franklin sobre "ar inflamável".
Alessandro Volta, inventor da pilha alétrica (Foto: Reprodução/Google)Alessandro Volta, inventor da pilha alétrica (Foto: Google)
Pilha voltaica
A mais revolucionaria invenção de Volta surgiu em 1800, por conta de uma impasse entre ele e Luigi Galvani, que aconteceu durante a dissecação uma rã. No processo, as pernas do animal se contraíram inesperadamente por causa de uma descarga elétrica. Galvani acreditava que os metais produziriam eletricidade apenas em contato com tecido animal. Mas Volta imaginou que o fenômeno tivesse ocorrido por causa da descarga elétrica causada pelo contado de dois metais diferentes tocando o corpo do sapo.
Para comprovar sua teoria, Volta fez experiências com diferentes metais e soluções, e acabou criando a primeira bateria elétrica: a pilha voltaica, alternando discos de metal empilhados, separadas por papelão e pano embebido com água do mar. Por causa da sua invenção, no período de 1800 a 1815, houve grande evolução na área eletroquímica.
O Doodle criado pelo Doodler Mark coloca a principal invenção de Volta em destaque, traz referências ao Zinco e ao Cobre, utiliza uma textura antiga e detalhes para dar a impressão de como teria sido o primeiro anúncio para a primeira bateria elétrica do mundo.
*Colaborou Edivaldo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário