Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Falicismo, o culto pagão ao pênis


O coração está tão ligado ao mito de Dionísio que no momento em que o deus é desmembrado e fervido, o que resta de sua essência é seu coração. Este é o órgão que primeiro se move no embrião, e o último órgão a cessar na morte. (DETIENNE, 1988) O coração tem como função jorrar a vida, assim também é o phállos, símbolo de Dionísio. O phállo possui a mesma característica que o coração, é um órgão autônomo, que pulsa, que jorra.
Dionísio é o mestre da fecundidade animal e humana, ele é denominado phalenos (FORTUNA, 2005). Mas Dionísio não possui o monopólio do falo, já que este símbolo também está ligado a Afrodite, Pã e especialmente a Príapo. A procissão do phállos tem um importante lugar nas festas gregas em geral. (FORTUNA, 2005)
O falo e o coração apresentam a mesma potência de Dionísio, uma potência vital da natureza, que também é contemplada no símbolo do vinho que jorra - em Olímpia havia uma festa onde “Dioniso encontra um teatro para sua epifania. Sob dupla forma: um touro salta para o sacrifício; de repente o vinho enche as cubas intactas” (DETIENNE, 1988, p.95-96) -. O falo não está representando uma parte do corpo masculino, ele transcende o corpo, assim como o vinho ultrapassa os limites de um simples complemento de um banquete. (SISSA; DETIENNE, 1990) O coração, o falo e o vinho estão servindo de metáfora à onipotência de Dionísio, sua força vital, a efervescência da vida que jorra, salta, dança.

(MARIANA CARDOSO PUCHIVAILO - UMA FERIDA DOCE, UM MAL SUAVE: A SABEDORIA DIONISÍACA NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL)

http://divagacoesligeiras.blogspot.com.br/2015/12/falicismo-o-culto-pagao-ao-penis.html
Príapon, thesistesion dakus



Nenhum comentário:

Postar um comentário