Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

domingo, 18 de fevereiro de 2018

O CURIOSO BESOURO DE OURO




http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/papo-de-praga/o-curioso-besouro-de-ouro/


O CURIOSO BESOURO DE OURO


Não é joia, não é ficção, é vida real. Com uma estrutura corporal que lembra a das tartarugas, os besouros da espécie Charidotella sexpunctata têm uma coloração dourada semelhante ao ouro, o que lhes rendeu o nome popular de Golden Tortoise Beetle (Besouro Tartaruga Dourado, em tradução livre).
Essa espécie de inseto típica da América do Norte tem o corpo protegido por uma película transparente, o que o torna ainda mais peculiar, pois permite uma mudança de cor causada pelo líquido que cobre essa camada incolor. Se essa camada sofre alguma alteração (por exemplo quando o inseto está na época do acasalamento), o líquido reflete as mudanças de cores do besouro, que pode se  mostrar azul, verde, alaranjado com manchas pretas ou castanho.
Com tamanho inferior a um centímetro, o besouro de ouro pode ser encontrado nas folhas da planta Glória-da-manhã, um tipo de flor da qual ele se alimenta e que se abre de manhã e morre antes de anoitecer.
Você pode ver outras fotos desse inseto neste site.
Com informações do site Top Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário