Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Arquimedes: Separando o mito da ciência........

Arquimedes: Separando o mito da ciência



The New York Times Retrato moderno de Arquimedes: ideias do inventor grego ressoam até hoje no mundo contemporâneoPela última vez: Arquimedes não inventou um raio da morte.
Porém, mais de 2.200 anos depois de sua morte, suas invenções ainda motivam inovações tecnológicas – com tanta intensidade que especialistas do mundo inteiro se reuniram recentemente para uma conferência na Universidade de Nova York sobre sua influência contínua.
A lenda do raio da morte mostra Arquimedes usando espelhos para concentrar a luz solar e incinerar navios romanos atacando Siracusa, sua terra natal, a antiga cidade-estado no sudeste da Sicília. O mito foi desmascarado pelo menos três vezes no programa de televisão “Mythbusters”: a terceira vez a pedido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Por sua vez, é um dispositivo mundano atribuído ao grande matemático grego, inventor, engenheiro e estrategista militar – o parafuso de Arquimedes, uma espiral dentro de um cilindro – que tem uso renovado no século 21. Durante milhares de anos, agricultores têm usado essa máquina simples para irrigação. Colocada em determinado ângulo com uma ponta submersa em um rio ou lago, o parafuso é girado por uma manivela, levando água para cima que a seguir sai pela outra ponta.
Siga em: http://dominiodofato.com.br/2013/07/17/arquimedes-separando-o-mito-da-ciencia/50931

Nenhum comentário:

Postar um comentário