Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 3 de outubro de 2009

Calendários

[editar] O calendário romano
Ver artigo principal: Calendário Romano
O calendário romano foi estabelecido por Rómulo à época da criação de Roma,[carece de fontes?] em 753 a.C. tinha 10 meses e totalizavam 304 dias. Foi modificado por Numa Pompílio[carece de fontes?] que o transformou para luni-solar, com 12 meses totalizando 355 dias que para manter o calendário alinhado com o ano solar se adicionava um mês extra, mensis intercalaris, de dois em dois anos, fazendo dos anos uma sequência irregular de 355, 377, 355, 378 dias e que ainda dependia de ajustes. A decisão de inserir o mês extra era de responsabilidade do pontifex maximus, que buscava manter o calendário em sincronia com os eventos sazonais de translação da terra o que nem sempre era preciso.

[editar] O calendário juliano
Em 46 a.C. Júlio César, percebendo que as festas romanas em comemoração à estação mais florida do ano, marcadas para Março (que era o primeiro mês do ano), caíam em pleno Inverno, determinou que o astrônomo alexandrino Sosígenes corrigisse o calendário.[carece de fontes?] As modificações realizadas a partir desses estudos modificaram radicalmente o calendário romano: dois meses, Unodecembris e Duocembris foram adicionados ao final do ano de 46 a.C., deslocando assim Januarius e Februarius para o início do ano de 45 a.C.. Os dias dos meses foram fixados numa sequência de 31, 30, 31, 30... de Januarius a December, à exceção de Februarius, que ficou com 29 dias e que, a cada três anos, teria 30 dias.

Com estas mudanças, o calendário anual passou a ter doze meses que somavam 365 dias. O mês de Martius, que era o primeiro mês do ano, continuou sendo a marcação do equinócio. Foi abandonado o formato luni-solar do calendário romano se fixando para um calendário predominantemente solar, se substituiu o mês intercalar Mercedonius de 22 e 23 dias por apenas um dia chamado de dia extra que deveria ser incluso após o 25º dia de Februarius, "ante die sextum kalenda martias", que, em função da forma de contagem dos romanos acabou criando o conceito de ano bissexto, de 366 dias que deveria ocorrer de três em três anos.

Os anos bissextos definidos no calendário juliano aproximavam o ano trópico por 365,3333 dias, incorporando pequenos erros no alinhamento das estações ao longo dos anos. O imperador Augusto acabou corrigindo essas diferenças em 8 d.C., determinando que os anos bissextos ocorressem de quatro em quatro anos.[carece de fontes?]

[editar] Ano da confusão
Pela inclusão destes dois meses Unodecember e Duodecember e mais o mês intercalar Mercedonius, este ano de 46 a.C. acabou ficando com uma aparente duração de 445 dias uma vez que os romanos estavam acostumados a que o ano só findava ao término de Februarius. Na realidade, os meses de Januarius e Februarius, que seriam os últimos meses do ano de 46 a.C. com a inclusão destes dois meses a mais, passaram a ser os primeiros meses do ano de 45 a. C.

Pela confusão que ocorreu, este ano 46 a.C. foi chamado pelos romanos de "Ano da Confusão",[carece de fontes?] pois, no calendário anterior, os anos já vinham com uma sequência irregular de 355, 377, 355 e 378 dias.

[editar] Homenagem a Júlio César
Em 44 a.C. o líder Júlio César foi homenageado pelo Senado romano, que mudou o nome do mês Quintilis para Julius, um mês de 31 dias.

[editar] Como ficaram os meses após 44 a.C.
No. Mês Dias
1 Januarius 31
2 Februarius 29 ou 30
3 Martius 31
4 Abrilis 30
5 Maius 31
6 Junius 30
7 Julius 31
8 Sextilis 30
9 September 31
10 October 30
11 November 31
12 December 30

[editar] As mudanças de Augusto
Em 8 d.C. o calendário juliano foi modificado pelo imperador Augusto,[carece de fontes?] que modificou a regra de inclusão do dia extra, de três em três anos para quatro em quatro anos. As mudanças incorporadas por ele não são muito lembrados na história, sendo que o calendário com as alterações de Augusto são conhecidos com nome de calendário juliano para a maioria dos efeitos.

[editar] Homenagem a Augusto
O Senado Romano decidiu também homenagear seu primeiro imperador através da mudança do nome do mês Sextilis para Augustus.[carece de fontes?] O mês de Februarius passou de 29 para 28 dias, cedendo um dia para o mês em homenagem a Augusto, que passou de 30 para 31 dias, com mudança também nos demais meses, de 31 para 30 e vice e versa até o fim do ano.[1]

[editar] Como ficaram os meses após 8 d.C.
No. Mês Dias
1 Januarius 31
2 Februarius 28 ou 29
3 Martius 31
4 Abrilis 30
5 Maius 31
6 Junius 30
7 Julius 31
8 Augustus 31
9 September 30
10 October 31
11 November 30
12 December 31

Este calendário vigorou até a Idade Média aproxima o ano trópico por 365,25 dias, importando em um dia de erro no alinhamento dos equinócios a cada 128 anos. Por esse motivo foi modificado pelo Papa Gregório XIII, em 4 de outubro de 1582 quando suprimiu-se 10 dias do calendário juliano e mudou-se a regra do ano bissexto implementada por Augusto. Este novo calendário foi adoptado por países da Igreja do Ocidente, entretanto, a Igreja do Oriente, cristã-ortodoxa, não aceitou seguir esta mudança, optando pela permanência no calendário juliano o que explica hoje a diferença de 13 dias entre estes dois calendários.

[editar] A frequente troca de nomes dos meses
Durante o Império Romano, ficou comum a substituição de nomes de meses por nome do imperador do momento, sendo que alguns deles foram radicais nesta prática, exemplo de Cómodo que mudou o nome de todos eles, a começar por Januarius que se chamou Amazonius, e Augustus por Commodus.

[editar] Curiosidades
Hoje temos que usar os ossos da mão para achar quais meses do ano são de 30 e de 31 dias, sem entender muito do porque é que estão assim dispostos e nem de quem estabeleceu esta estranha sequência de dias para os doze meses: a dupla Júlio César e Augusto.
(Para usar os ossos da mão, feche a mão, e com a outro, conte os ossos, considerando as saliências como meses de 31 dias e as reentrâncias como meses de 30 dias. Ao chegar no final (em julho), conte o mesmo osso novamente e volte.)

Em informática o calendário juliano segue o formato DDDAAAA ou DDDAA, ou seja é composto de dias e anos, não se levando em conta o mês, pois seguem-se dias corridos.
Que dia é hoje no calendário juliano? Hoje é dia 12 setembro 2009.
Nunca existiu um ano zero, pois o zero não era conhecido na época em que os calendários foram criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário