Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

sábado, 29 de junho de 2013

Os Cronocratores......

1. SINÓDICA. "Este fenômeno ocorria a cada 20 anos, com um avanço de uns 243º." (pg. 118)*** O ciclo de 20 anos das conjunções sinódicas Júpiter-Saturno, representa a unidade de tempo pré-colombiano, o Katun, a mesma sobre a qual José Arguelles faz sua análise do "tear cósmico". À parte uma certa expressão coletiva, esta unidade também se prestaria à natureza individual. Nisto, o termo recebe aqui uma outra acepção: "Em outro sentido, a palavra cronocratores se aplica aos governantes das Sete Idades do Homem" (pg. 120). Nisto, Júpiter e Saturno também aportam uma importância particular. Algo disto passaria na seguinte constatação: "Com freqüência se supôs que a estrela de Belém, foi uma conjunção Júpiter-Saturno" (pg. 118). Uma certa versão, recolocaria a conjunção da idade dos 20 anos do Cristo, aludindo ao despertar da vocação espiritual. E quem sabe novamente aos 40, quando muitos avatares dão início à sua missão pública. 

2. PRIMÁRIA "O ciclo de recorrência de primeira ordem de Júpiter-Saturno, 59.577 anos -todos os valores são médios, baseados em movimentos médios- é provavelmente o ciclo de 60 anos de que tanto falaram os antigos; é o período de "estancamento social", ou o tempo entre a introdução de uma nova invenção ou inovação social (Urano), e sua adoção e difusão em nível institucional na sociedade organizada (Júpiter-Saturno)." (pg. 94) Tais conjunções "são denominadas "mínimas ou especiais." (pg. 118) Naturalmente, este período também se prestaria muitas vezes como média de vida individual. 

3. SECUNDÁRIA. "O ciclo de recorrência de segunda ordem destes dois planetas, é o ciclo da Grande Mutação que tanto significou na astrologia Mundial dos antigos." (pg. 94) "Durante uns 200 anos (exatamente 198 anos, 265 dias), estas conjunções se repetiriam sucessivamente em um signo de mesmo elemento. (...) Nas séries, há dez conjunções nos Signos de elemento Fogo, dez nos de Terra, etc." (pg. 118)" (pg. 118) As conjunções se revesam nos signos de cada elemento, em número de dez, donde se chamar tais conjunções de médias ou triangulares; e então passam a ocorrer em um novo elemento, naquilo que se chama de "mudança de trígonos". Nota-se que a série de dez conjunções em cada um dos quatro elementos, num total de 40, reproduz estruturas cabalísticas conhecidas, como são os Arcanos Menores, assim como a recorrência da Árvore Sefirótica (que é decimal) pelos Quatro Mundos. 

4. TERCIÁRIA. "Por fim, a cada 800 ou 960 anos reaparecem em Sagitário, cumprindo-se a grande conjunção climática que marcava períodos extremos da história da humanidade. Esta conjunção fez a sua reaparição em Sagitário no começo da era cristã, e novamente nos séculos VIII e XVI, produzindo períodos de grandes transtornos mundiais." (pg. 118) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário