Doação Ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aids em Idosos.



Sua vidamais AZUL

15JUL

Aids cresce entre pessoas da terceira idade

A Aids é um problema mundial. Mas, quando falamos sobre a doença, geralmente a associamos aos jovens ou às pessoas que não possuem idade avançada. O que pouquíssima gente sabe é que, nos últimos anos, o número de portadores do vírus HIV com 60 anos ou mais praticamente dobrou no Brasil - o que vem chamando a atenção das autoridades públicas. 

Somente no Estado de São Paulo, o número de idosos com Aids aumentou 26% entre os anos de 2002 e 2012. Enquanto isso, os dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que o índice de jovens adultos portadores da doença caiu 35% no mesmo período. A razão, explicam especialistas, é o preconceito e a falta de informação da vida sexual na melhor idade.

Médicos afirmam que grande parte dos idosos têm a ideia de que a Aids é uma doença de pessoas jovens e que estão à margem do risco. Além disso, é comum que a sociedade não veja avós e avôs como pessoas sexualmente ativas e, por isso, a vida sexual é um assunto pouco comentado nas rodas familiares - o que dificulta ainda mais a proteção. 

O número absoluto de casos ainda é pequeno em comparação com outras faixas etárias, mas o ritmo de crescimento da doença entre pessoas idosas é preocupante. É preciso conscientizar a população idosa sobre a necessidade de sempre usar preservativos e alertá-la em relação aos principais comportamentos de riscos. Confira as dicas abaixo:

Boa aparência não é sinal de saúde - Um erro comum de grande parte das pessoas é associar a aparência física de uma pessoa com boa saúde. Cuidado! Os efeitos da Aids muitas vezes demora ou até mesmo não se manifestam em algumas pessoas, por isso,  uma pessoa bonita, bem vestida e até mesmo com status social elevado, também pode estar infectada. 

Cuidado com o sexo oral - Algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) podem ser transmitidas para a boca durante a prática de sexo oral. Por isso, é recomendado sempre utilizar preservativos como proteção ou até mesmo evitar essa prática com homens ou mulheres que ainda são desconhecidos. 

Proteção sempre - O principal motivo de pessoas fazerem sexo sem proteção é não resistirem quando estão fortemente excitadas. Por isso, evite andar sem camisinha. Jamais permita que uma única noite de prazer coloque em risco a sua saúde e provoque problemas que apresar de remediáveis, jamais serão resolvidos. http://www.emsgenericos.com.br/post.asp?id=123&ide=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário