OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

As notas a seguir são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012
Atalho: 6BI4PUU

Frutose não é só o açúcar das frutas: o que é? Faz mal à saúde? Como evitar?

Frutose não é só o açúcar das frutas: o que é? Faz mal à saúde? Como evitar?
O que é a frutose?
frutose é um tipo de açúcar que está em vários produtos que consumimos: ketchup, refrigerantes, bebidas energéticas, cereais, biscoitos, bolos, sorvetes, pães etc. Muitos acreditam que ela é oaçúcar das frutas. Parte disto é verdade, mas a frutose presente em alimentos processados é derivada do milho e não das frutas.
frutose é um dos principais açúcares das frutas, alguns outros presentes em maior quantidade são a sacarose e a glicose.
Aquela frutose que vemos nos rótulos dos alimentos processados é derivada do milho: é um xarope de milho. Os produtores de alimentos processados estão adoçando muito aquilo que comemos com grandes quantidades desta frutose derivada do milho, que, por seu lado, muitas vezes é geneticamente modificado.
Quais as consequências da ingestão exagerada de frutose para a saúde?
O excesso de xarope de milho nos alimentos significa a ingestão de calorias extra e consequentemente leva a um ganho de peso indesejável. Estes quilos a mais também podem estar associados a problemas de saúdecomo aumento da pressão arterialdiabetes mellitus e síndrome metabólica.
Como faço para reduzir a ingestão de açúcar?
A melhor maneira de reduzir a ingestão de xarope de milho e outros tipos de açúcar adicionados aosalimentos industrializados é prestar atenção à embalagem dos produtos e seus rótulos com tabelas de composição dos alimentos e calorias ingeridas. Os açúcares adicionados aos alimentos aparecem nos rótulos com os nomes: xarope de milho, frutose, sacarose, glicose, adoçante de milho, levulose, mel e dextrose.
O ideal é limitar a ingestão desses ingredientes e manter o consumo de açúcar proveniente de frutas naturais. Assim, além de consumir um tipo de açúcar mais puro, você também aumenta a ingestão de fibras e antioxidantes.
As recomendações da American Heart Association para a adição de açúcar são: não mais do que 100 caloriasao dia para açúcares adicionados a alimentos, para a maioria das mulheres, e não mais do que 150 caloriaspor dia para a maioria dos homens.
Na prática, o que fazer para reduzir a ingestão de alimentos adocicados artificialmente?
  • Reduza bastante ou elimine o uso de refrigerantes.
  • Não compre doces enlatados em supermercados. Se você não quer ficar sem os doces, dê preferência aos doces caseiros preparados com frutas naturais e adoçados com pouca quantidade de açúcar.
  • Barras de cereais podem ter alto teor de xarope de milho entre os grãos. Evite o consumo deste tipo de alimento. Existem opções no mercado com baixo teor de açúcar ou mesmo isentas de adição deaçúcar.
  • Geleias de frutas: prefira aquelas adoçadas com suco de uva concentrado.
  • Não exagere na ingestão de ketchup, molho para saladas industrializado, molho para churrasco, sopas empacotadas. Esses alimentos têm alto teor de açúcar adicionado.
  • Evite os iogurtes com frutas no fundo. O xarope de milho é usado para preparar essas "geleias de frutas" que ficam no fundo do pote. Prefira iogurtes desnatados e de baixa caloria.
  • Lanchonetes e restaurantes que servem lanches rápidos (os conhecidos fast-foods) geralmente servem produtos com muito açúcar e sódio, o que não é nada bom para a saúde.
  • Aumente a ingestão de frutas frescas.
  • Quando for comer chocolate, escolha os meio amargos ou amargos, com maior concentração de cacau.
  • Olhe sempre os rótulos dos alimentos que você coloca dentro da sua casa.
ABC.MED.BR, 2012. Frutose não é só o açúcar das frutas: o que é? Faz mal à saúde? Como evitar?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/260025/frutose-nao-e-so-o-acucar-das-frutas-o-que-e-faz-mal-a-saude-como-evitar.htm>. Acesso em: 18 jul. 2013.